Candeia 84 anos: relembre sambas do cantor e compositor

 em música

Há 41 anos Candeia nos deixou, mas seu legado o mantém vivo e segue inspirando várias gerações. Veja 23 sucessos do sambista, interpretado por ele e/ou outras vozes

No último sábado, dia 17 de agosto, Candeia completaria 84 anos se estivesse entre nós fisicamente. Um dos maiores compositores de samba,também fez história pela sua escola de coração, a Portela, na qual ganhou três carnavais com seus sambas-enredos, escritos com parceiros. O primeiro título foi com apenas 17 anos, em 1953.

Nascido e criado em rodas de samba, a obra de Antônio Candeia Filho está diretamente ligada à cultura afro-brasileira, com a defesa dos batuques dos terreiros de religiões de matriz afro, a capoeira, as próprias rodas e as quadras de escola de samba.

No curto período em que fez parte da Polícia Civil, marcado pela truculência de Candeia, acabou baleado por um motorista e ficou paraplégico. O ocorrido mudou radicalmente sua visão de mundo e, inevitavelmente, seus sambas.

O acidente que deixou o compositor em uma cadeira de rodas e o afundou numa depressão marcou uma virada em suas composições, que ganharam um tom intimista, mais lírico. Seja no partido alto, no samba-canção ou samba-enredo, Candeia escreveu seu nome na história do samba.

A Pitaya Cultural separou 23 obras deste gênio do samba, alguns deles compostos com seus mais fiéis parceiros, como Casquinha, Waldir 59 e Wilson Moreira. Mais de 40 anos após sua partida, Candeia segue sendo referência de várias gerações e eterno pelo seu legado, interpretado por nomes como Elza Soares, Clara Nunes, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Alcione e Marisa Monte. Salve Candeia!

1- Expressão do Teu Olhar

2 – O Mar Serenou

3 –  Dia de Graça

4 – O Amor Não é Brinquedo

 5 – Pintura Sem Arte

6 – Riquezas do Brasil

7 – Zé Tambozeiro 

8 – Minhas Madrugadas

9 – Portela É Uma Família Reunida

10 – Saudação a Toco Preto

11 – Gamação / Peixe Granfino / Ouço a Voz / Vem Amenizar

12 – Sou Mais o Samba

13 – Testamento de Partideiro

14 – Seleção do Partido Alto

15 – Seis Datas Magnas (samba-enredo campeão da Portela, em 1953

16 – Filosofia do Samba

17 – De Qualquer Maneira

18 – Samba da Antiga

19 – Me Alucina

20 – Desça do Seu Trono / Mil Réis

21 – A Flor e o Samba

22 – Preciso Me Encontrar

23 – Luz da Inspiração

Carrega em seu DNA a Lapa, região boêmia onde cresceu e viveu a maior parte da sua vida. Respira a diversidade artística e cultural que também é o oxigênio do bairro de quatro letras.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar