#LeiaMulheres: Cinco escritoras que você precisa conhecer em 2019

 em literatura

Sempre é bom valorizar as autoras mulheres, né? Confira a nossa seleção!

Nada como começar o novo ano com boas leituras, principalmente de escritoras mulheres. Você já conhece o movimento #LeiaMulheres? Criado em 2014, o projeto da escritora Joanna Walsh incentiva mais a leitura de livros escritos por autoras. A ação ajuda na maior divulgação e visibilidade das obras nas livrarias e no meio literário.

Nós, da Pitaya Cultural, apoiamos a iniciativa. Por isso, fizemos uma lista de cinco escritoras que você precisa conhecer em 2019. Confira a seleção completa e boa leitura!

Ana Paula Maia

Nascida em dezembro de 1977, no Rio de Janeiro, Ana Paula Maia (na foto acima) conquistou o Prêmio São Paulo de Literatura 2018, na categoria de melhor romance, com o livro Assim na Terra como embaixo da Terra. Inspirada no conto Na colônia penal, do escritor Franz Kafka, a obra narra a história de uma colônia penal situada no Brasil, para onde são enviados os “desgarrados da sociedade”.

Carola Saavedra

A escritora Carola Saavedra é uma das principais escritoras contemporâneas. Seu último livro, Com armas sonolentas, é um romance polifônico que retrata a história de três mulheres. Elas vivenciam o exílio e o abandono em um desencontro de idiomas, lugares e experências. Nascida em Santiago, no Chile, a autora mudou-se para o Brasil com a família quando ainda tinha três anos. Na carreira, ela já conquistou algumas premiações, como o Prêmio APCA de melhor romance com Flores azuis.

Daniela Arbex

Uma das principais jornalistas da atualidade, Daniela Arbex conquistou maior projeção nacional com o livro-reportagem Holocausto brasileiro. No início deste ano, ela lançou a obra Todo dia a mesma noite, que destrincha o incêndio na Boate Kiss, na cidade de Santa Maria, em 2013, que deixou mais de 200 mortos. No livro, a jornalista reúne dezenas de entrevistas com parentes e amigos das vítimas.

Chimamanda Ngozi Adichie

Nascida em 15 de setembro de 1977, na Nigéria, a escritora Chimamanda Ngozi Adichie destaca-se por seus livros de cunho social, que falam sobre o duro cotidiano em seu país. Com Meio sol amarelo, a autora ganhou dois prêmios: o National Books Critics Circle Award e o Orange Prize de ficção. A obra reúne personagens inesquecíveis, como Ugwu, um humilde criado de 13 anos, e Odenigbo, um jovem universitário que se apaixona por Olanna.

Elena Ferrante

Misteriosa, a escritora italiana Elena Ferrante é um pseudônimo que ninguém consegue desvendar. A autora virou best-seller internacional com a tetralogia Napolitana, que retrata a vida de duas amigas, Lenu e Lila, em um bairro pobre e violento de Nápoles, na Itália. Adaptada recentemente para a HBO, a série reúne os livros A amiga genialHistória do novo sobrenomeHistória de quem foge e de quem fica História da menina perdida.

Tijucana antes de ser carioca. Jornalista de profissão, não vive sem a dança nas horas vagas. É apaixonada por livros, música, arte de rua e exposições.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar