10 autores para você conhecer ainda em 2019

 em literatura

Que tal ficar por dentro do que há de melhor na literatura contemporânea brasileira e mundial?

Estamos chegando ao meio do ano, mas ainda dá tempo de conhecer bons lançamentos de livros. Para ajudar você a mergulhar na literatura contemporânea do Brasil e do mundo, selecionamos dez autores que estão dando o que falar nos últimos anos no mercado literário. Nossa seleção inclui desde nomes consagrados, como a escritora Conceição Evaristo, até os que chegaram recentemente nas livrarias do país, como a nigeriana Ayòbámi Adébáyò. Boa leitura!

10. Raphael Montes

Principal nome da literatura policial contemporânea do Brasil, Raphael Montes voltou ao centro de discussões no meio literário após o lançamento do livro Uma mulher no escuro, em maio. Nascido em 22 de setembro de 1990, no Rio de Janeiro, já vendeu mais de 80 mil exemplares no país e teve suas obras traduzidas para o exterior. Neste novo thriller psicológico, o autor narra a história de uma menina que teve os pais e o irmão assassinados.

9. Domenico Starnone

Escritor e jornalista italiano, Domenico Starnone lançou seu último livro, Assombrações, no ano passado. A história da obra fala sobre ambição, família e velhice. Starnone é um dos principais escritores contemporâneos da Itália.

8. Sheila Heti

Convidada da programação oficial da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip 2019), a escritora canadense Sheila Heti é um dos destaques da literatura deste ano. Em Maternidade, lançado no Brasil em março, a autora mistura ficção e relatos biográficos sobre o desejo de não ser mãe. Ela relata as angústias e as pressões sofridas pela personagem.

7. Han Kang

A coreana Han Kang é uma das vozes mais surpreendentes da literatura do século XXI. Vencedora do Prêmio Man Booker Prize, a escritora ficou conhecida mundialmente com o livro A vegetariana. A complexa obra tem uma premissa simples, a de que uma mulher decide tornar-se vegetariana, mas se desmembra em outros temas e discute importantes assuntos sociais.

6. Elena Ferrante

É quase impossível falar dos destaques literários dos últimos anos sem citar o fenômeno Elena Ferrante. Pseudônimo de uma italiana, a escritora explodiu na literatura com a tetralogia Napolitana, que narra as diversas fases da vida de duas amigas. Os livros foram adaptados para uma série da HBO e a primeira temporada estreou em 2018.

5. James Baldwin

Autor de clássicos modernos, James Baldwin voltou ao mercado brasileiro nos últimos anos, com relançamentos da Companhia das Letras. Os principais destaques são os títulos O quarto de GiovanniSe a rua Beale falasse, que ganhou adaptação para os cinemas e foi indicado a duas categorias no Oscar 2019.

4. Chimamanda Ngozi Adichie

Nascida em 15 de setembro de 1977, a escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie é uma importante voz para mulheres negras no mundo. Entre seus livros de destaque estão Americanah, Hibisco Roxo No seu pescoço. A autora já recebeu diversos prêmios, como o Orange Prize e o National Book Critics Circle Award. Sua obra recebeu tradução em mais de 30 idiomas.

3. Leila Slimani

O terceiro lugar do pódio não poderia ser diferente: é da escritora francesa Leila Slimani. Vencedora do Prêmio Goncourt pelo romance Canção de Ninar, a escritora é o principal nome da literatura contemporânea da França. Em 2018, participou da Flip e, neste ano, lançou seu novo romance No jardim do ogro.

2. Ayòbámi Adébáyò

Grande revelação da literatura nigeriana dos últimos anos, Ayòbámi Adébáyò (foto da capa da matéria) lançou no Brasil seu primeiro livro, Fique comigo, no fim de 2018. A obra narra a história de uma mulher, casada há quatro anos com seu marido, que não consegue engravidar. É um romance sobre preconceitos, machismo e problemas sociais. Ayòbámi Adébáyò também estará na Flip 2019.

1. Conceição Evaristo

O primeiro lugar vai para Conceição Evaristo, maior nome da literatura brasileira atualmente. No ano passado, a escritora concorreu a uma vaga na Academia Brasileira de Letras (ABL), mas acabou perdendo a vaga para o cineasta Cacá Diegues. Entre seus principais livros estão Olhos d’água Ponciá Vicêncio.

Tijucana antes de ser carioca. Jornalista de profissão, não vive sem a dança nas horas vagas. É apaixonada por livros, música, arte de rua e exposições.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar