‘Bastidores’ enaltece o teatro brasileiro
Dirigida por Rodrigo Dias e Bruno Bacelar, peça está em cartaz no Teatro Ziembinski, na Tijuca, até 1º de setembro
Em tempos de cortes na verba para a cultura, Bastidores surge como uma forma de resistência do teatro brasileiro. Dirigido por Rodrigo Dias e Bruno Bacelar, o espetáculo mostra as angústias e alegrias no percurso de um ator, além de fazer severas críticas ao atual governo. A peça, em cartaz no Teatro Ziembinski, na Tijuca, faz alusão a diferentes situações recentes do país, como o fim do Ministério da Cultura.
Apesar de tratar de assuntos pesados em relação à política brasileira, o espetáculo é todo construído de forma cômica. Não há linearidade na história, mas, sim, diversas pequenas cenas, que remetem à política e ao dia a dia do trabalho dos atores. Essa construção da narrativa deixa a peça dinâmica, o que diverte ainda mais o público.
Uma das cenas de mais destaque é quando os atores estão em um culto evangélico. Inicialmente, todos estão condizentes com as palavras do pastor, mas, de repente, há uma reviravolta e eles ficam contra o líder religioso. Isso tudo embalado ao som de uma sátira com a melodia de Hit the road Jack, de Ray Charles.
Há outros dois momentos impactantes no espetáculo. Um deles é a cena de uma mãe que não aceita que seu filho se torne ator. Mas nem mesmo suas palavras são capazes de reverter o destino do menino, que acaba começando uma oficina de teatro. Já no outro, os personagens relatam histórias de amigos e parentes, envolvendo a saga de ser ator.
Bastidores reforça a importância do teatro brasileiro e mostra que a arte ainda vive no Brasil. O espetáculo fica em cartaz no Teatro Ziembinski até 1º de setembro.
SERVIÇO
Os bastidores
Local: Teatro Ziembinski – Rua Heitor Beltrão, s/nº, Tijuca
Horário: Sextas e sábados, às 20h, e domingos, às 19h.
Entrada: R$ 30
Avaliação: Ótima