Monólogo ‘Colônia’ ganha apresentação online
Espetáculo circulou no Chile e Portugal e foi eleito um dos melhores de 2018
O ator Renato Livera apresenta nesta quinta-feira (20/8), às 19h, uma versão adaptada para o ambiente virtual do espetáculo ‘Colônia’ em uma transmissão ao vivo no YouTube e Facebook do Sesc RJ, dentro do projeto Arte em Cena. No monólogo, eleito uma das três melhores peças do ano de 2018 na cidade de São Paulo pelo jornal O Estado de São Paulo, o espectador é convidado a refletir sobre as acepções da palavra “colônia”, presenciando um discurso nascido no espaço entre o conceito e a poesia.
A peça-palestra é resultado de um ano de processo de pesquisa do ator junto ao diretor Vinicius Arneiro e o dramaturgo paulistano Gustavo Colombini. Para que a diversidade de definições da palavra confluísse, os artistas jogaram luz sobre dois fatos da história brasileira: a herança colonial do Brasil e a história do Hospital Colônia de Barbacena (MG), hospício onde mais de 60 mil pessoas foram torturadas e mortas ao longo das décadas de seu funcionamento. A partir de uma análise sintática e morfológica, o espetáculo cria conexões entre os fatos apresentados e reflete sobre forças propulsoras para uma ideia de descolonização, sobretudo do pensamento.
‘Colônia’ estreou no Teatro Municipal Sérgio Porto em agosto de 2017, tendo sucesso de público e crítica. Desde então, integrou importantes circuitos das artes cênicas no Brasil e no exterior, como o Festival Santiago Off, no Chile, e o Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (FITEI), em Portugal. Após a apresentação, Renato Livera, Vinicius Arneiro e Gustavo Colombini participam de bate-papo online sob mediação de Felipe Capello, analista de Cultura do Sesc Niterói.
Serviço – Monólogo ‘Colônia’ (versão adaptada para o ambiente virtual)
Dia 20/8 – 19h
Com Renato Livera (atuação e idealização), Vinicius Arneiro (direção) e Gustavo Colombini (dramaturgia)
YouTube (@portalsescrio) e Facebook do Sesc RJ (@SescRJ)
Classificação: 14 anos
Espetáculo seguido de bate-papo com os realizadores