‘Os desertos de Laíde’, sobre mães negras que perderam filhos, terá exibição ao vivo
Trilha sonora rendeu à diretora musical Dai Ramos a indicação ao Prêmio Shell 2009
O Sesc RJ transmite ao vivo nesta quinta-feira (24/9), às 19h, no seu canal do YouTube e no Facebook, a parte 3 da trilogia “Os desertos de Laíde”. Com texto e concepção visual de Rona Neves, dirigido por Luiz Monteiro e assistência de Eder Martins, o espetáculo aborda o luto de mães negras do subúrbio que perderam seus filhos vítimas da violência. A atividade integra a programação do projeto Arte em Cena, no qual o Sesc RJ exibe conteúdos artísticos em suas redes sociais.
As duas primeiras partes já estão disponíveis em vídeos gravados no YouTube da Instituição (@portalsescrio). A terceira, o público poderá acompanhar ao vivo. Fruto de um projeto multilinguagem, “Os desertos de Laíde” se debruça sobre a resiliência fundamentada na ancestralidade negra. Através de três performances, o projeto traz a reflexão de mulheres que, apesar de invisibilizadas, são os alicerces da luta pelos direitos humanos no Brasil.
Encenado pelas atrizes Juciara Áwô e Tatiana Henrique, o espetáculo conta com trilha original de Dai Ramos, trabalho pelo qual a diretora musical foi indicada ao Prêmio Shell 2019 na categoria Música. Utilizando a tecnologia como plataforma, a montagem traz à cena uma personagem duplicada, que utiliza seus gestos para construir uma forma de comunicação que expõe fraturas sociais e permite incutir nos seus contemporâneos a história do seu tempo.
Serviço – ‘Os desertos de Laíde’
Dia 24/09/2020 – 19h
YouTube (@portalsescrio) e Facebook (@SescRJ)
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: 16 anos