Rede Carioca de Rodas de Samba faz vaquinha virtual em apoio aos trabalhadores do segmento
Financiamento coletivo busca recursos para a aquisição de alimentos
O movimento #NósPeloSamba, idealizado pela Rede Carioca de Rodas de Samba, lançou neste sábado (1º de maio), na Quadra do Império Serrano, uma campanha de financiamento coletivo para colaborar com os trabalhadores da cadeia produtiva do segmento, como músicos, produtores e técnicos, que perderam sua fonte de renda durante a pandemia.
A abertura da campanha foi marcada pela doação de 300 cestas de hortifrutigranjeiros (cerca de 4,5 toneladas) por parte do Mesa Brasil Sesc RJ. O programa de segurança alimentar e nutricional do Sesc RJ é parceiro do movimento dos sambistas, já tendo contribuído com 6 toneladas de hortifrutigranjeiros nos meses de março e abril. Os alimentos foram arrecadados junto a produtores rurais da Região Serrana parceiros do Mesa Brasil.
Os recursos angariados com o financiamento coletivo serão usados para a compra de alimentos para cerca de 1.200 pessoas, entre trabalhadores de mais de 30 rodas do Rio de Janeiro e seus familiares. Além do Mesa Brasil Sesc RJ, o movimento conta com o apoio da plataforma Bemfeitoria e bares, restaurantes e outros estabelecimentos ligados às raízes do samba.
“A cena do samba está fechada, e os músicos não conseguem trabalhar. Muitos encontram problemas para pagar suas despesas e até se alimentar. Essa situação fez com que nos mobilizássemos para encontrar aliados que pudessem nos ajudar. Os sambistas querem trabalhar e se sentem constrangidos com essa situação, mas, diante desse cenário que estamos vivendo, não restou outra alternativa”, explica Júlio Morais, coordenador de articulação da Rede Carioca de Rodas de Samba.
Os interessados em contribuir devem acessar o link da campanha (https://benfeitoria.com/nospelosamba) ou então entrar em contato diretamente com a Rede Carioca de Rodas de Samba pelo Facebook (/rs.vempraroda), Instagram (@redecariocadesamba) e email nospelosamba@gmail.com.