‘Matrioshka Polifônica’ estreia no Sergio Porto
Atores mostram relação com autores russos
O Espaço Cultural Sergio Porto exibe a peça Matrioshka Polifônica, da diretora Celina Sodré, entre os dias 22 e 31 de outubro, às 20h. As apresentações fazem parte das comemorações dos 30 anos do Studio Stanislavski e os ingressos podem ser comprados pelo site www.sympla.com.br.
O trabalho dos atores mostra explicitamente a paixão e relação com os autores russos. Em Matrioshka Polifônica, Fiodor Dostoievski domina a cena com a presença da sua literatura, além de fragmentos de Liev Tolstoi e Andrei Tarkovski. Mas, é a viúva de Dostoievski, Anna Dostoievskaia, que é a narradora, com texto adaptado a partir de sua autobiografia: Meu Marido Dostoievski.
A questão da polifonia dostoievskiana aparece no próprio espaço sonoro da cena. A presença do piano ao vivo articula uma paisagem sonoro-musical, embalando os textos numa proposta de cena hipnótica e onírica. Uma dimensão surrealista se apresenta através da conjunção de todos os elementos: desde o espaço que se mostra como uma espécie de túnel do tempo, até a luz que se espalha através de um caleidoscópio de espelhos, nunca incidindo sobre a cena diretamente.
Os ensaios deste trabalho tiveram início em outubro de 2018, assim, depois de quase dois anos de processo, Matrioshka Polifônica chega no Espaço Cultural Sergio Porto com aproximadamente 55 minutos de duração. Em cena cinco atrizes, um ator e uma pianista/atriz. A primeira estreia do Studio Stanislavski, em 1991, também aconteceu no Sergio Porto: foi com o espetáculo Ophelia by Hamlet. O Studio Stanislavski fez também outras temporadas no Sergio Porto ao longo dos anos: Narcyso de Bergerac em 92, Alma de Kokoshka em 94, William Wilson em 97, Evangelho Segundo Nossa Senhora de Copacabana em 98, e, Cinema Karamázov em 2002.
Serviço – Matrioshka Polifônica
Datas: 22 a 31 de outubro, 20h
Espaço Cultural Sergio Porto
Rua Visconde da Silva, 292 Humaitá
Ingressos: