Niterói em Cena faz capacitação em Teatro Virtual

 em artes

Cada aluno receberá uma bolsa de estudos equivalente a 340 euros

As inscrições para o Programa de Capacitação em Teatro Virtual,que vai apresentar possibilidades artísticas e ferramentas do teatro online durante quatro meses, terminam na próxima quarta-feira, dia 22 de setembro. O curso foi idealizado pelo projeto Niterói em Cena RESISTE!, que tem o objetivo de fomentar a produção artística na pandemia e pós-pandemia. As aulas serão ministradas pelos diretores Juracy de Oliveira, Miwa Yanagizawa, Rodolfo García Vázquez e pela atriz e publicitária Letícia Leiva para 30 participantes, sendo 10 para residentes de Niterói e 20 para moradores das demais cidades do Brasil. Cada aluno receberá uma bolsa de estudos equivalente a 340 euros (valor total). Das vagas totais, 50% serão reservadas à política de ações afirmativas (mais detalhes no serviço do release). No fim do período, obras criadas pelos alunos farão parte de um festival de teatro virtual, em janeiro de 2022.  O regulamento completo e a ficha de inscrição estão disponíveis em www.niteroiemcena.com.br. O projeto é patrocinado com recursos do Fundo Internacional de Ajuda para Organizações de Cultura e Educação 2021 do Ministério das Relações Exteriores da República Federal da Alemanha, do Goethe-Institut e de outros parceiros (www.goethe.de/hilfsfonds).

“O Niterói em Cena tem em seu DNA a preocupação com o desenvolvimento artístico de atores, novos diretores e técnicos teatrais. Esta nova experiência de formação, possibilitada pelo Ministério das Relações Exteriores da Alemanha e Instituto Goethe, vai fazer com que ampliemos nossos esforços na capacitação de artistas mais sensíveis e atuantes. Para isso, escolhemos profissionais gabaritados, com experiências bem-sucedidas no teatro virtual”, observa o diretor do projeto, Fabio Fortes, que também assina a direção do Festival Niterói em Cena. “Também nos alegra muito a possibilidade de oferecer uma bolsa de estudos para que a prática teatral e a dedicação aos estudos ocorram de maneira mais tranquila. Estamos muito animados”, acrescenta.

O curso, com aulas ao vivo e online, terá início em outubro e será composto por quatro módulos. O ator e diretor cearense Juracy de Oliveira vai ministrar o módulo ‘Escolha e otimização de ferramentas técnicas virtuais’, que vai orientar os alunos nas aplicações básicas de ferramentas de transmissão e exibição de obras artísticas nas plataformas digitais, além de oferecer dicas de iluminação e áudio.  O módulo 2 será voltado à ‘Captação e engajamento de audiência para projetos artísticos em redes sociais’ e objetiva apresentar fundamentos básicos de marketing digital com foco na divulgação do produto artístico e na construção/ampliação de uma audiência qualificada. A professora será a atriz e publicitária mineira Letícia Leiva. “Iniciativas como essa, que visam o fomento e a formação, me fazem acreditar em um mundo mais possível para todas as pessoas. A vivência com o teatro é transformadora, e investir nisso é – ou deveria ser – primordial”, avalia a comunicadora.

A atriz, diretora e pesquisadora da cena Miwa Yanagizawa, nascida em São Paulo e radicada no Rio de Janeiro ministra o módulo 3: ‘Diálogos e interlocução de linguagens entre o teatro e o audiovisual’. As aulas têm o objetivo de incentivar os alunos a experimentar os limites entre o teatro e o audiovisual, aproveitando as características de cada linguagem para potencializar a obra artística no espaço de representação virtual. “O Niterói em Cena RESISTE! é uma das mais importantes ações pedagógicas e democráticas para ampliar o campo da investigação e produção artística no espaço virtual. Muito honrada de fazer parte deste projeto”, comenta Miwa.  O módulo 4 será comandado pelo diretor teatral, autor, diretor de cinema e pedagogo paulista Rodolfo García Vázquez. O tema será ‘Criação artística coletiva não presencial’, e vai oferecer direcionamento prático aos alunos que, através da orientação de um diretor com experiência em criação online, serão estimulados a experimentar as técnicas abordadas nos módulos anteriores. “O teatro florescerá em todos os ambientes, sempre. É da sua natureza. Participar e compartilhar do florescer do teatro na internet é uma oportunidade histórica única”, declara o artista.

Serviço – Programa de Capacitação em Teatro Virtual

Período de inscrições: até 22 de setembro de 2021, no site www.niteroiemcena.com.br

Serão 30 vagas, sendo 10 para residentes de Niterói e 20 para moradores nas demais cidades do Brasil, com bolsas equivalentes a 340 euros (valor total) por aluno. Das 30 vagas totais, 50% serão reservadas à Política de Ações Afirmativas, sendo, portanto, ocupadas por candidatos que se autodeclararem negros (pretos e pardos), trans (transexuais, transgêneros e travestis), indígenas (com nacionalidade brasileira ou visto de residência) e PcD (Pessoa com Deficiência, seja visual, auditiva e/ou motora). Sendo assim, cinco vagas das ofertadas na Seleção Niterói e 10 vagas ofertadas na Seleção Brasil estão reservadas para estes grupos específicos

Divulgação dos selecionados e dos suplentes: 27 de setembro, às 18h no site www.niteroiemcena.com.br.

Início das aulas: outubro de 2021. Aulas às terças e quintas-feiras, das 19h às 22h.

Duração do projeto: de outubro de 2021 a janeiro de 2022

Festival de teatro virtual: janeiro de 2022

Redes Sociais do Projeto:

Facebook: www.facebook.com/Niteroiemcena

Instagram: @niteroiemcena

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar