Teatro: Livro de Luiz Ruffato recebe adaptação no CCBB RJ
Na peça, quatro pessoas têm trajetórias alteradas pela relação com o outro e a cidade
O livro Eles eram muitos cavalos, de Luiz Ruffato, é impactante para os leitores por causa da estrutura narrativa. Dividida em pequenos capítulos, a obra narra acontecimentos simultâneos em apenas um dia na cidade de São Paulo. Em flashes curtos, o autor desvenda personagens que vivem suas angústias e dilemas nessa megalópole brasileira.
Vencedor dos prêmios APCA e Machado de Assis da Fundação da Biblioteca Nacional, o livro recebe agora uma adaptação no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). A peça Naquele dia vi você sumir gira em torno da véspera do Dia das Mães e narra a história de quatro pessoas que sofrem alterações em suas trajetórias por causa da relação com o outro e a cidade.
A premissa do espetáculo é ousada, já que a obra de Ruffato é complexa e intensa. No entanto, a peça dirigida pelo Areas Coletivo é tão impactante quanto o livro. Sem cenários ou qualquer tipo de efeitos especiais, a trama se desenrola durante um dia na vida dos quatro personagens. Eles sofrem angústias, medos e fragilidades.
Até o resultado final de Naquele dia vi você sumir, o Areas Coletivo realizou encontros, oficinas, performances e residências durante três anos. Os organizadores afirmam que a peça “é o desejo de compor encontros, cruzar percursos e desvelar mistérios, saudades e amores”.
Sobre o grupo
Criado em 2012, o Areas Coletivo é formado por Liliane Rovaris, Camila Márdila, Miwa Yanagizawa e Maria Silva Siqueira Campos. Por meio de criações colaborativas, o grupo promove espetáculos e incentiva um estudo continuado da cena em oficinas e intercâmbios.
Em junho deste ano, o coletivo começou os projetos Cenas abertas, que faz uma análise de processos criativos, e A escuta aberta, no qual convidados dividem suas experiências e colaboram para o estudo do ator. Entre os trabalhos realizados pelo Areas estão Breu, com texto de Pedro Brício, em 2012, e Urgente, em parceria com a Cia Luna Lunera, em 2016.
SERVIÇO
Naquele dia vi você sumir
Quando: Até 14 de outubro
Horário: De quarta-feira a domingo, às 19h30
Local: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) – Rua Primeiro de Março, 66, Centro do Rio.
Entrada: R$ 30 (inteira) / R$ 15 (meia)
Estação de metrô: Carioca ou Uruguaiana
Avaliação: Muito boa