Circuito Cine Curta anuncia vencedores de sua 10ª edição

 em cinema e tv

Projeto teve 115 escolas participantes e 42 bairros do Rio envolvidos

A 10ª edição do Circuito Cine Curta, realizada este ano de 15 de setembro a 23 de novembro, gerou frutos. Foram 115 escolas participantes, 42 bairros envolvidos, 249 trabalhos e 12 unidades escolares premiadas, alcançando em torno de 7 mil crianças e jovens, de 6 a 14 anos.

Um dos grandes destaques desta edição foram os resultados obtidos entre as escolas da Zona Oeste. Entre os 12 prêmios conferidos, sete deles foram para alunos, professores e/ou escolas da região.

Celebrando em 2020 seus 10 anos de trajetória, a 10ª edição do Circuito Cine Curta, que na última década levou para milhares de crianças a magia do cinema para as salas de aula das escolas públicas, teve agora uma maior audiência. Em razão da pandemia provocada pelo covid-19, o projeto ganhou este ano sua ‘sala de cinema vitual’, a internet. Contando com a sempre imprescindível participação de professores, coordenadores e diretores escolares, o alunos puderam ver de casa, via celular, computador, tabletou pela TV,  os melhores e mais recentes curtas-metragens da safra de filmes brasileiros, entre os gêneros de ficção, animação e documentário, disponíveis neste endereço.

Este ano foram exibidos de 12 filmes, tendo em suas narrativas temas como diversidade (raça, religião e direitos), inclusão, meio ambiente, saúde, qualidade de vida e respeito, assuntos extremamente importantes e atuais para as crianças e jovens atendidos pela rede pública de educação.

O projeto criou e desenvolveu três apostilas com roteiros pedagógicos, conforme a programação dos filmes e correspondentes aos segmentos do Ensino Fundamental I e II. Após assistirem aos filmes, os alunos das escolas participantes foram estimulados pelos professores a desenvolverem trabalhos temáticos, que este ano puderam ser enviados por e-mail ou via WhatsApp, entre os dias 2 e 13 de novembro. Todos os trabalhos foram avaliados por um grupo de curadores, formado por profissionais das Secretarias de Educação e Cultura do Rio.

Na programação desta edição, foram selecionados filmes premiados em festivais nacionais e internacionais, como os curtas de animação ‘Lé com Cré’, de Cassandra Reis; ‘As Aventuras de Pety’, de Anahí Borges; os curtas de ficção ‘Dela’, de Bernard Attal; ‘Lily´s Hair’, de Raphael Gustavo da Silva; e ‘O Véu de Amaní’, de Renata Diniz.

O principal objetivo do projeto é utilizar o cinema como uma ferramenta pedagógica, contribuindo para que os alunos tenham maior facilidade de assimilar conhecimento nas disciplinas tradicionais, além de incentivar a formação de novos públicos com capacidade crítica.

O Circuito Cine Curta foi idealizado pela atriz e produtora cultural Juliana Teixeira, que assina a curadoria dos filmes juntamente com Alessandra Matos, também responsável pela consultoria pedagógica. Os curtas-metragens são selecionados de acordo com o potencial pedagógico das obras e a adequação de suas respectivas temáticas ao universo infanto-juvenil.

“Neste período ímpar que atravessamos, devido à pandemia gerada pela Covid-19, foi uma grande realização termos conseguido promover a manutenção das atividades educativas em ambiente virtual por meio da arte cinematográfica. Mais uma vez, o projeto se consolida como possibilidade de trabalho pedagógico lúdico e prazeroso, disse Juliana Teixeira.

Confira a relação de vencedores aqui:

Assista ao vídeo da edição de 2018

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar