Grace Passô escancara abismos do Brasil em ‘República’
Curta-metragem está disponível no site do IMS
A foto que ilustra a matéria é de Ana Paula Mathias
Grace Passô é uma das grandes atrizes, dramaturgas e diretoras brasileiras de seu tempo. Já resenhamos aqui o belíssimo Temporada, encabeçado por sua hipnotizante performance, e recomendamos fortemente o curta-metragem República, em cartaz no site do Instituto Moreira Salles e disponibilizado desde 28 de maio. O projeto, hospedado na plataforma Vimeo, faz parte de uma iniciativa do IMS para incentivar variadas formas de arte durante este período de isolamento social causado pelo novo coronavírus.
Importante ressaltar, República foi concebido pela atriz durante a quarentena e em seus quase 15 minutos, reflete sobre a grave situação do país. Mas quão grave, o que está acontecendo? É impossível não fazer paralelos com os atos antifascismo e antirracismo que começaram a eclodir em todo o mundo. A quebra da quarta parede, de forma extremamente criativa, também surpreende pela ousadia. Grace Passô, assombrosa, mostra grande versatilidade em cada frame do curta, que ainda guarda outra surpresa ao fim.
Os abismos que atingem os negros, pobres e desfavorecidos do país são escancarados e não é mera coincidência a brutal semelhança com nossa realidade. Como resume a protagonista: “O Brasil é um sonho”. Estamos acordados?
Avaliação: Excelente
Assista ao curta: