Conheça os 7 melhores livros de 2019
Anote as nossas dicas de livros e já prepare sua lista de leituras para 2020!
Estamos na reta final de 2019 e chegou a hora de relembrar os melhores lançamentos de livros do ano. Foram 12 meses de muitas descobertas literárias incríveis, em todos os gêneros da literatura, desde autores consagrados até escritores estreantes.
Para ajudar você a escolher sua próxima leitura, a Pitaya Cultural selecionou os sete melhores livros de 2019. A nossa lista inclui títulos comoEscravidão, primeiro volume da nova trilogia de Laurentino Gomes,Dois amores, de Paulo Lins, eO perigo de uma história única, de Chimamanda Ngozi Adichie. Confira a seleção completa e boa leitura!
7- Elis e eu, de João Marcello Bôscoli
Elis e eu, de João Marcello Bôscoli, é ideal para os fãs da cantora Elis Regina e da música popular brasileira. No livro, o filho da artista relembra de momentos com a mãe, de forma sutil e saudosa, com quem conviveu apenas durante 11 anos. Com as descrições do autor, os leitores e fãs se sentem mais próximos e íntimos de Elis.
6- Escravidão, de Laurentino Gomes
A lista não poderia deixar de incluir Escravidão, de Laurentino Gomes. Neste primeiro volume da nova trilogia, o escritor cobre um período de 250 anos da história da escravidão, desde o primeiro leilão de cativos africanos escravos de Portugal até a morte de Zumbi dos Palmares.
5- O perigo de uma história única, de Chimamanda Ngozi Adichie
4- No jardim do ogro, de Leila Slimani
No jardim do ogro é um dos principais destaques da literatura contemporânea de 2019. Neste livro, a escritora Leila Slimani narra a história de Adèle, uma jornalista que mora em Paris com seu marido e seu filho pequeno. No entanto, apesar do sucesso, a mulher está entediada com o trabalho e tem uma necessidade por sexo a qualquer momento e custo. Ela começa a organizar seu dia de acordo com casos extraconjugais e tem a vida virada de cabeça para baixo.
3- Dois amores, de Paulo Lins
Dois amores é, talvez, a grande surpresa de 2019. O conto reflete a realidade dura e violenta da população pobre do Rio de Janeiro, por meio dos personagens Lulu e Dudu. Os irmãos moram em Queimados, um lugar quente e de classe baixa da cidade.
2- Meu ano de descanso e relaxamento, de Ottessa Moshfegh
Um dos maiores destaques do ano, Meu ano de descanso e relaxamento narra, de forma cômica, a história de uma jovem que faz um experimento de hibernar durante um ano. Bonita, descolada e rica, a menina sente um enorme vazio no peito e começa a fazer uma mistura de remédios psiquiátricos.
1- Fique comigo, de Ayòbámi Adébáyò
Primeiro romance da escritora nigeriana Ayòbámi Adébáyò, Fique comigo conta a história de uma mulher que tem dificuldades de engravidar do marido e sofre pressão tanto da família dele quanto da sociedade. Narrado sob a perspectiva de Yejide e de Akin, o livro tem como pano de fundo a turbulência política da Nigéria, nos anos 1980. Esta obra traz outras importantes discussões, como o papel da mulher na sociedade, a maternidade e o machismo.