Chile e Brasil se reencontram em ‘Água Benta’

 em música

Novo single de Claudia Manzo é lançado em parceria com BaianaSystem

A cantora chilena Claudia Manzo, que participou de duas faixas de “OXEAXEEXU”, disco mais recente do BaianaSystem, reeditou a parceria com o grupo soteropolitano na inédita Água Benta. A canção, já disponível nas plataformas de streaming, ganhou um videoclipe registrando o espetáculo El Cumbión del Chivo, da companhia de dança peruana La Trenza com direção de Marcelo Pinheiro e Claudia Chávez.

A união latinoamericana veio após  manifestações de rua no Chile, que sofreram pesada repressão policial e fizeram a cantora radicada no Brasil buscar plataformas de artistas dispostos a compartilhar vídeos e relatos não mostrados na mídia tradicional.

“Na revolta chilena de outubro de  2019 eu já estava morando no Brasil e comecei a receber notícias do Chile que não chegavam aqui e eram horríveis, de mortes, repressão, estupros, por parte do Estado contra o povo que estava se manifestando. Me veio um desespero, entrei no Instagram e mandei mensagem pra alguns artistas que eu sentia que iam compartilhar nos seus perfis. Russo (Passapusso) me respondeu, me pediu pra explicar melhor a situação e que fosse compartilhando o material que eu recebia com ele. Russo me perguntou se eu cantava ou fazia música e eu disse que sim. Nesse momento ele me enviou a música ‘Capucha’, o instrumental”, relembra Manzo. No fim de 2020 foi possível gravar não apenas essa canção, como também “Pachamama”, onde ela faz um rezo e toca o cuatro.

Em seu novo trabalho, é evocado o respeito à ancestralidade, tradições e manifestações da Abya Yala – como a América pré-Colombo era conhecida na língua do povo Kuna, significando “Terra madura”, “Terra Viva” ou “Terra em florescimento”. A faixa vai fazer parte de Re-Voltar, o segundo disco da artista, após a estreia “America por una mirada femenina”, lançado em 2017. Manzo se define como uma artista brachilena e atualmente reside em Belo Horizonte (MG).

Confira:

Foto em destaque: Luciana Diniz/Divulgação

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar