Coronavírus: Artistas brasileiros amenizam efeitos da quarentena
Música, teatro, história e até aulas online estão entre as iniciativas virtuais promovidas no país
Devido à quarentena imposta pela pandemia de Covid-19, nossa coluna Pode Chegar, Freguês!, publicada tradicionalmente às quartas, com a programação cultural do Rio e região metropolitana, está suspensa por tempo indeterminado.
Nesta semana, divulgamos aqui o Festival #EuFicoEmCasa – projeto português que acontece até domingo (22) com 40 horas de apresentações gratuitas. Por aqui, os brasileiros também oferecem sua arte para confortar a população neste momento, em que é fundamental lembrar da necessidade de permanecer em casa para mitigar os efeitos do novo coronavírus. Confira:
Jazz Mansion
Para começar a casa de shows Jazz Mansion, em São Paulo, embarca no movimento no domingo, transmitindo shows de jazz por meio da página no Facebook ou pelo Instagram. Cantores e bandas se apresentam por 30 minutos e os intervalos são reservados para a DJ Luísa Viscardi.
Leoni
Na última segunda-feira, o cantor e compositor Leoni transmitiu no seu canal do YouTube, um divertido show caseiro “O afeto é um vírus”, ao lado de seu filho, Antonio, interpretando grandes sucessos de sua carreira. Ele promete que repetirá a dose na próxima segunda (23), às 21h, mas desta vez cantando seus chamados “greatest unhits”, os chamados “Lados B”.
Festival Quarentena
Entre os dias 17 e 31 de março, a conta @festival_quarentena reúne artistas, produtores culturais, coletivos e casas de arte de diversas linguagens para trocar experiências em bate-papos virtuais, além de expor os trabalhos dos participantes. Além disso, haverá em cada live um Chapéu Virtual para quem quiser contribuir financeiramente com o projeto.
QuareAntena
O pessoal do @QuareAntena criou uma rede de apoio aos trabalhadores autônomos em quarentena, que podem oferecer seu trabalho, dando uma ou mais aulas online e destinando o valor arrecadado (de 50% a 100%) para as pessoas que estiverem precisando deste apoio ou o público pode também apoiar alguém usufruindo das aulas divulgadas no feed.
50 Tons de Pretas
As cantoras Dejeane Arruée e Graziela Pires, à frente da banda 50 Tons de Pretas, prometem encher a casa de alegria e balanço no sábado à noite para driblar o confinamento. A partir das 20h30, elas fazem live pelo Facebook e Instagram do grupo.
#tamojunto
O diário carioca O Globo está lançando o festival online #tamojunto, com mais de 20 artistas nacionais de diferentes gêneros musicais. Entre sexta-feira (20 e domingo, das 18h às 22h, haverá lives de 30 minutos de nomes como Martinho da Vila, Adriana Calcanhotto, Jards Macalé, Marcos Valle, Duda Beat e Margareth Menezes. A programação completa será divulgada na sexta, na edição impressa e no site do Rio Show.
Clarice Nisiker
Com as apresentações do espetáculo “A esperança na caixa de chiclete Ping Pong” suspensas por conta da quarentena, a atriz Clarice Niskier transmite, com o diretor Amir Haddad, um bate-papo na sexta-feira, às 20h. Em breve, mais informações sobre a live.
Luiz Antonio Simas
O historiador Luiz Antonio Simas, que escreveu o elogiado “O corpo encantado das ruas”, começa nesta semana um curso online gratuito sobre a história do samba, em seu canal do YouTube. É uma oportunidade para imergir nas origens do mais genuíno ritmo carioca com as palavras de quem entende do assunto em vídeos curtos.
A Música é o seu Negócio
A cantora, compositora e advogada Mayra Itaborahy apresenta, até hoje (18) no perfil de Instagram A Música é o seu Negócio, a série “Cuidado, Artista”, onde tem apresentado um vídeo por dia sobre contratos e direitos autorais no mundo da música. Os vídeos estarão disponíveis no feed e IGTV e tratarão de assuntos essenciais para artistas e compositores. A minissérie é uma prévia para abrir as inscrições da nova turma do curso online Direitos Autorais na Música, de sua autoria.
Aproveitamos o momento para reforçar a importância de apoiar os artistas, neste momento em que eles estão impedidos de exercer seu ofício. Há diversas formas, especialmente no merch, comprando camisetas, acessórios e discos, por exemplo.
Organizadores de eventos também tem oferecido opções de voucher para apresentações que foram canceladas, como alternativa ao reembolso. Isso permite que produtores remarquem com menor prejuízo financeiro.
Se você tem alguma sugestão, envie para contato@pitayacultural.com.br ou pelas nossas redes sociais.