Invisibilidade social na pandemia é tema de clipe do Lata Doida
‘Da máscara que ninguém vê’ traz instrumentos feitos com material reciclado
A pandemia de Covid-19 trouxe com ela a acentuação de crises sociais já vividas pelos brasileiros e o grupo carioca Lata Doida resolveu retratar o tema da invisibilidade em forma de canção. Em seu novo trabalho, “Da máscara que ninguém vê”, os integrantes tocam instrumentos de confecção própria feitos com materiais reciclados e elementos que vão de beat box e passinho a ventilador e alfaia de galão.
O single, acompanhado de um videoclipe, antecipa o lançamento do próximo EP. Nesta faixa, há importante reflexão sobre aqueles que passam despercebidos diante das desigualdades amplificadas pela atual crise do coronavírus. A própria banda é fruto de um projeto de música, luthieria e pesquisa em etnomusicologia, realizada há 11 anos no Ponto de Cultura Lata Doida, em Realengo, na Zona Oeste do Rio.
“(…) nasce da vontade de trazer um olhar, sob a perspectiva local, a partir de uma pandemia global, para uma realidade periférica. Apesar da dificuldade de convívio social, o grupo, por uma necessidade de expressar um sentimento comum, reuniu elementos que traduzem a nossa identidade, tais como o passinho, beat box e a percussão melódica, que por fim foram amalgamados na construção da letra, sendo esta a última camada a ser criada”, revela Vandré, compositor e diretor do vídeo.
Assista: