Moraes Moreira: 20 músicas do ‘Novo Baiano’
Moreira nos deixou nessa semana após um infarto fulminante, aos 72 anos. Relembre sucessos dos tempos dos Novos Baianos, da carreira solo e composições suas interpretadas por grandes nomes da MPB
O grande cantor e compositor Moraes Moreira nos deixou essa semana, após ter um infarto fulminante aos 72 anos. Uma das grandes cabeças pensantes dos Novos Baianos, ele foi responsável pelos maiores sucessos do grupo ao lado de seus parceiros Luis Galvão e Pepeu Gomes.
Passaram pela sua caneta e seu violão composições como “Acabou Chorare“, “Mistério do Planeta“, “Preta, Pretinha“, “A Menina Dança“, “Swing de Campo Grande“, “Besta é Tú“, entre tantas outras.
O grupo, formado por Moraes Moreira, Luis Galvão, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor e Baby Consuelo (a hoje Baby do Brasil) ficou conhecido por misturar bossa nova, frevo, baião, rock e choro, com influência direta do movimento tropicalista e do mestre da MPB João Gilberto. O álbum “Acabou Chorare”, de 1972, foi eleito pela revista Rolling Stone o melhor disco da história da música popular brasileira.
Os Novos Baianos se dissolveram em definitivo em 1979, quatro anos após o lançamento do primeiro álbum solo de Moraes Moreira, que foi ganhar o mundo com seu talento de cantor e compositor.
Moreira seguiu fazendo sucesso com músicas compostas com parceiros, como “Lá Vem o Brasil Descendo a Ladeira“, “Eu Também Quero Beijar (com Pepeu Gomes)”, “A Lua e o Luar“, “A Lua dos Amantes“, “Sintonia“, “Pombo Correio” “Por que Parou, Parou Por Que“.
Outras composições fizeram muito sucesso na voz de outros grandes intérpretes da música brasileira, como Maria Bethânia (“Caso de Polícia“), Gal Costa (“Festa do Interior” e “Bloco do Prazer“) e até Cássia Eller (“Palavras ao Vento“, parceria com Marisa Monte).
Confira a lista com 20 grandes sucessos de Moraes Moreira, para celebrar esse grande artista! Além do Youtube, você também pode ouvir através da playlist criada no Spotify!
Mistério do Planeta (1972)
Preta, Pretinha (1972)
A Menina Dança (1972)
Acabou Chorare (1972)
Swing de Campo Grande (1972)
Besta é Tú (1972)
Vagabundo Não é Fácil (1973)
Sempre Cantando (1975)
Lá Vem o Brasil Descendo a Ladeira (1979)
Pombo Correio (1977)
Eu Também Quero Beijar (1981)
Festa do Interior (1981)
Bloco do Prazer (1982)
Caso de Polícia (1984)
Santa Fé (1987)
Chorar é Preciso (1987)
A Lua e o Mar (1990)
Sintonia (1993)
A Lua dos Amantes (1999)
Palavras ao Vento (1999)