MV Bill lança clipe inédito de ‘Insalubre’
Faixa é uma das 17 presentes no novo álbum de MV Bill, ‘Vivência’, disponível nas plataformas digitais
MV Bill não parou com a quarentena do novo coronavírus. Mesmo em isolamento, o rapper da Cidade de Deus continuou tocando seus projetos e colocando na pista novas músicas, além de remixes de outras já lançadas. É o caso de Insalubre, de 2019 que ganhou um clipe inédito nesta quinta-feira. A faixa é uma das 17 disponíveis do novo álbum do cantor, Vivência, disponível nas plataformas digitais desde semana passada.
Diferente das imagens mais vivas do vídeo lançado ano passado, o novo clipe de Insalubre caprichou no tom dark e plástico que remete à lama. Para compor foram usados também registros reais que são associadas a letra forte cantada por Bill, além de computação gráfica.
Para quem não conhecia a música, Insalubre vai direto na ferida ao criticar, sem citar nomes, o atual governo de Jair Bolsonaro, fala sobre a polarização que tomou conta do país. Entretanto, reforça que, na verdade, “o país dividido nunca esteve junto.”
Com a batida rasgada e seca, característica marcante das músicas de MV Bill, o tom denunciador do rapper se faz presente com muitas rimas fortes, sem perder em nenhum momento o tom, indo direto ao ponto. É a insalubridade e a hipocrisia que tomou conta do país.
“Quando era ‘nós’ que fazia sinal de arma, a burguesia não gostava e ficava com medo. Hoje boa parte pede paz de forma contraditória: fazendo arminha com o dedo”
Em junho, MV lançou o clipe de “Tio Bill (Old Is Cool)”, som de 2017. O vídeo reúne “manifestantes” e foi gravado no bairro de Vista Alegre, na Zona Norte do Rio, antes da pandemia do novo coronavírus, em abril de 2019. Em maio, ele lançou um remix de Vírus, também de 2019, produzido por DJ Piá. A música fala de uma das nossas maiores doenças: o racismo. As faixas também estão presentes no álbum “Vivência”.
Em março, inspirado pelas medidas de restrição social provocadas pela covid-19, MV Bill lançou Quarentena e um mês depois, Isolamento. Os clipes foram gravados dentro de seu apartamento na Cidade de Deus, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio.
Avaliação: Muito bom