Pacha Ana e Coruja BC1 participam de manifesto político no Prêmio Nacional RAP TV 2021
Proposta também incentiva o público seguidor do rap a exercer o voto em 2022
Como parte das atrações da cerimônia de vencedores do Prêmio Nacional RAP TV, os rappers Pacha Ana e Coruja BC1 soltam o verbo consciente sobre as eleições 2022 e deixam seus posicionamentos em um manifesto político que foi transmitido durante o evento.
Trazendo a discussão política para o hip-hop, que é político por natureza, o manifesto deixou clara a mensagem do rap contra o fascismo, contra o claro projeto de extermínio das minorias, da cultura, da educação, e contra a violência do Estado. A proposta também incentiva o público seguidor do rap a exercer o voto no ano que vem, mostrando a importância de colocar a democracia em prática para poder mudar os rumos da história.
Para Pacha Ana, MC e poetisa mato-grossense, “não podemos deixar acontecer em 2022 o que aconteceu em 2018. O governo atual fere uma das premissas básicas do nosso movimento, que é o respeito. Além disso, fere características da nossa existência, com racismo, homofobia, machismo, classismo, elitismo. Que em 2022 a gente escolha um novo candidato, que a gente vote, não é hora de votar nulo, votar em branco, é hora de escolher um novo candidato com consciência.”
Já para o MC paulista Coruja BC1, estudar a história do hip-hop é fundamental para entender a necessidade de trazer a política como tema de discussão. “No Brasil, o rap, o movimento hip-hop, teve e tem um papel fundamental contra o racismo, a desigualdade social. É preciso manter isso”, conta ele.
As participações de Pacha Ana e Coruja BC1 foram exibidas em vídeo durante o evento de entrega do prêmio. A programação contou ainda com showcases pré-gravados de Leall, Febem, Brasil Grime Show, N.I.N.A., Nill, Luiz Lins e Veigh. Os artistas Ebony, Jup do Bairro e Sidoka tiveram que cancelar suas apresentações.