Retrospectiva Pitaya Cultural: Os melhores clipes nacionais de 2018
Assim como na produção fonográfica, por consequência, o cenário político ganha maior destaque nos videoclipes lançados no Brasil em 2018.
Nunca foi tão democrático assistir a clipes, com smartphones, tablets e laptops. A chamada segunda tela predomina sobre a TV brasileira desde o fim da antiga MTV e com outros canais tradicionais priorizando o chamado mainstream. Entendemos que eles priorizem apenas a audiência, é claro.
A Pitaya Cultural selecionou alguns desses vídeos, em que as estrelas, muitas vezes, são desconhecidas de boa parte do público. Destaque para o consagrado Milton Nascimento, que regravou “Maria, Maria” e lançou um sensível clipe coreografado por Caetana Lara Resende e estrelado por Simone Mazzer, Zezé Motta, Camila Pitanga, Sophie Charlotte, Georgiana Góes, Arianne Botelho e Jéssica Ellen.
Para prevalecer o tom democrático, a seleção de apenas 10 (que difícil!) está ordenada alfabeticamente.
Aíla – Será
Direção: Roberta Carvalho e Vitor Nunes
Aldo The Band – Liquid Metal
Direção: Squarehead
Autoramas – Creepy Echo
Direção: Manausmacaco
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Baco Exu do Blues – Bluesman
Direção: Douglas Ratzlaff Bernardt
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Criolo – Boca de Lobo
Direção: Denis Cisma
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Francisco, el Hombre – Tá com dólar, tá com Deus
Direção: Los Pibes
Karol Conka – Kaça
Direção: J.Brivilati
Marrakesh – Moonhealing
Direção: Fernando Moreira
Milton Nascimento – Maria, Maria
Direção: Matheus Senra
Xenia França – Pra que me chamas?
Direção: Fred Ouro Preto
Menção honrosa: Filipe Catto – Canção de Engate
Direção: Joana Linda