Pode Chegar, Freguês! Edição especial do Dia Nacional do Samba

 em música

A Pitaya Cultural preparou uma lista com alguns eventos para comemorar o Dia Nacional do Samba. E o melhor, de graça!

O Dia Nacional do Samba, celebrado no domingo, está chegando e não poderíamos deixar de fora nossos queridos leitores! Pensando nisso, publicamos uma edição especial doPode Chegar, Freguês!com uma lista com rodas de samba neste fim de semana para comemorar esta data no miudinho e com muito partido alto!

E o melhor, tudo 0800 ou com aquele quilo de alimento perecível! Porque além de sambar, a gente ajuda o próximo, né: Então corre e dá uma olhada na listinha que preparamos.

1) Trem do Samba – Da Central do Brasil a Oswaldo Cruz

O evento mais tradicional e que marca o Dia Nacional do Samba ocorrerá neste sábado, dia 1º. A 23ª Edição do Trem do Samba faz parte do calendário oficial da cidade do Rio. Os trens partem da Central do Brasil em direção ao bairro de Oswaldo Cruz, considerado o berço do samba carioca.

A festa conta com um palco principal montado na Estação de Trem Central do Brasil, com apresentações a partir das 13h, e outros três, situados no bairro de Oswaldo Cruz. Para embarcar nessa viagem cheia de atrações basta levar um quilo de alimento não perecível, que será doado para uma entidade posteriormente.

Este ano o Trem do Samba homenageia grandes poetas do samba: Dona Ivone Lara e Wilson Moreira, que nos deixaram este ano; a passagem de 10 anos da morte de Luiz Carlos da Vila e os 40 anos da morte de mestre Candeia. Eles darão nome aos quatro palcos do Trem do Samba em Oswaldo Cruz, onde os shows começam às 18h.

2) Projeto Criolice – Pedra do Sal

No exato Dia Nacional do Samba (domingo, 2 de dezembro), o projeto Criolice desembarca pela primeira vez na Pedra do Sal. A festa é grátis, começa 13h, e acontece na frente do Botequim Bodega do Sal, que vai ser uma feijoada de responsa. 

3) Gloriosa Roda de Samba, Sambastião e Pagode do Time de Crioulo – Feira da Glória

Outro grande reduto de sambistas, a tradicional feira da Glória reunirá as três grandes rodas que se apresentam na região para uma grande festa para comemorar o gênero:  Pagode do Time de Crioulo (da Feira da Glória), Gloriosa Roda de Samba e Sambastião.

O batuque começa às 15h e, claro, é grátis! O local é recheado de barracas de bebidas, comidas, expositores e, até, área de recreação para as crianças! Até porque, é a feira da Glória, né? A feira fica localizada na Avenida Augusto Severo, na altura do metrô do bairro.

Pagode do Time de Criolo na Feira da Glória | Foto de Patrícia Blasón

4) Feira do Lavradio – Centro do Rio

Neste sábado, a Feira vai homenagear o Dia Nacional do Samba. A partir das 10h, as barraquinhas já tomam conta da Rua do Lavradio com exposição de artesanato, obras de arte, antiguidades e aquela animação que todo mundo ama!

A programação musical ficará por conta da cantora Adriana Dutra & Grupo Nega de Crioulo, que apresentarão um incrível repertório de músicas de consagrados mestres do samba, como Cartola, Dona Ivone Lara, Candeia, Monarco e muito mais! O show acontecerá a partir das 16h30, no espaço montado em frente à Praça Emilinha Borba (esquina da Rua do Lavradio com Rua do Senado). 

5) Samba da Feira convida Tiee – Armazéns do Engenhão

No sábado acontece também o projeto Samba da Feira, no Armazéns do Engenhão, na parte externa do Estádio Nilton Santos, no Engenho de Dentro, a partir das 15h. A entrada é grátis. A festa para comemorar o Dia do Samba receberá o cantor e compositor Tiee. 

6) Mureta Bar – Botafogo

O Mureta Bar, em Botafogo, também abre suas portas para comemorar em grande estilo o Dia Nacional do Samba no domingo, a partir das 16h. A roda será arrumada pelo Ô, Queiroz, que volta a se apresenta na casa. O Mureta fica na Rua Paulo Barreto, 64-A. 

Carrega em seu DNA a Lapa, região boêmia onde cresceu e viveu a maior parte da sua vida. Respira a diversidade artística e cultural que também é o oxigênio do bairro de quatro letras.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar