“O quarto de Giovanni” é um livro sobre aceitação e escolhas

 em literatura

Um dos principais títulos do escritor James Baldwin, “O quarto de Giovanni” foi relançado no Brasil em 2018

Publicado inicialmente em 1956, O quarto de Giovanni foi relançado pela Companhia das Letras em 2018, após décadas esgotado no mercado literário brasileiro. Com relatos autobiográficos, o título do escritor James Baldwin é considerado um dos principais clássicos modernos.

Com o contexto da boêmia Paris, dos anos 1950, o livro é narrado pelo americano David, que está na cidade à espera de sua namorada Hella. A jovem quis viajar para a Espanha para pensar se deve ou não casar com o noivo. Já David começa a frequentar bares em Paris e conhece Giovanni, um garçom italiano por quem se apaixona.

Ao longo do romance, Baldwin revela que algo trágico vai acontecer com Giovanni. Com o uso de muitos flashbacks, David relembra momentos de sua vida, inclusive a relação conturbada com o pai e seus conflitos em relação à própria identidade. Por outro lado, Giovanni está disposto a arriscar tudo para manter seu relacionamento com David.

O quarto de Giovanni discute aceitação e escolhas. O tempo todo queremos a aceitação dos outros em busca de uma falsa felicidade para a nossa vida. Abrimos mãos dos desejos por medo de preconceitos, convenções sociais e comodismo. A obra nos proporciona uma reflexão e empatia com a história.

Avaliação: Excelente

Tijucana antes de ser carioca. Jornalista de profissão, não vive sem a dança nas horas vagas. É apaixonada por livros, música, arte de rua e exposições.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar