Poeta Jorge Salomão lança obra completa
Multiartista baiano terá antologia reunida em ‘7 em 1’, compilando seus sete livros
Poeta, compositor, agitador cultural, performer e personagem emblemático do desbunde carioca, difícil é rotular Jorge Salomão, nascido há 73 anos em Jequié (BA). A Editora Gryphus, na tentativa de facilitar a vida dos leitores, lança “7 em 1“, uma antologia que reúne os sete livros já publicados por ele.
A contracapa é assinada por Nélida Piñon e orelha de Christovam de Chevalier, incluindo os volumes Mosaical, O olho do tempo, Campo da Amérika, Sonoro, A estrada do pensamento, Conversa de mosquito, Alguns poemas e + alguns, lançados originalmente entre 1994 e 2016.
Há na obra de tudo um pouco: poemas sintéticos, com versos de apenas uma palavra, prosa poética e até uma ficção cinematográfica de efeitos expressionistas. Há também um flerte contínuo com a composição musical, que, assim como na obra de seu irmão mais velho, o também poeta Waly Salomão, é uma das características mais marcantes de sua criação artística.
Nesta proposta, o leitor encontrará, nas palavras da imortal Nélida Piñon, a arte de um “espírito poético”. “Ele capta o sentido da poesia no seu texto, na sua própria arte. É um homem luminoso que ama os seres, que ama as palavras, e que vai ao holocausto por elas.”, define a imortal em seu texto de contracapa.
O lançamento ocorre na Livraria Argumento, no Leblon, no dia 6 de dezembro. A edição impressa estará disponível por R$ 59,90, enquanto a digital custará R$ 24,90.