‘Tom na Fazenda’ volta ao Rio para curta temporada
Em cartaz há quase três anos, montagem teatral baseada em obra canadense segue para Canadá, Estados Unidos e França
Entre os dias 1º e 16 fevereiro o Rio recebe o espetáculo “Tom na Fazenda”, idealizado pelo ator e produtorArmando Babaioff, que também assina a tradução. Com vasto currículo nos palcos, Babaioff viveu seu primeiro papel como vilão com o marcante Diogo Cabral na novela Bom Sucesso. Dirigida por Rodrigo Portella, a peça traz no elenco Gustavo Vaz, Camila Nhary e Soraya Ravenle (substituindo Kelzy Ecard), além do próprio Babaioff.
Desde a estreia, em março de 2017, “Tom na Fazenda” fez 185 apresentações e já foi vista por mais de 25 mil pessoas. Também conquistou os prêmios da Associação de Críticos de Teatro de Québec, Cesgranrio, Shell, APTR, Botequim Cultural, Questão de Crítica e Cenym. Este ano, o espetáculo vai circular pelo Canadá, Estados Unidos e França. De 3 a 12 de março, “Tom na Fazenda” cumpre temporada no Usine C, em Montreal, e, no dia 20 do mesmo mês, haverá uma apresentação no Quick Center for the Arts, em Connecticut. De 3 a 26 de julho, a peça faz parte da programação do Festival de Avignon.
O texto é baseado na obra Tom à la Farme, do autor canadense Michel Marc Bouchard. Foi numa conversa com um amigo que Babaioff tomou conhecimento do filme Tom na Fazenda (2013), adaptação da peça homônima, com direção do franco-canadense Xavier Dolan.
Arrebatado pela obra, o ator começou a traduzir a peça, que aborda a inabilidade do indivíduo para lidar com o preconceito, a impotência, a violência e o fracasso. Em cena, o publicitário Tom (Armando Babaioff) vai a uma fazenda no interior para o funeral de seu companheiro. Ao chegar, descobre que a sogra (Soraya Ravenle) nunca tinha ouvido falar dele e tampouco sabia que o filho era gay.
Nesse ambiente rural e austero, Tom é envolvido numa trama de mentiras criada pelo truculento irmão (Gustavo Vaz) do falecido, estabelecendo com aquela família relações de complicada dependência. A fazenda, aos poucos, vira cenário de um jogo perigoso, onde quanto mais os personagens se aproximam, maior a sombra de suas contradições.
Onde: Teatro Petra Gold – Sala Marília Pêra. Rua Conde de Bernadotte 26, Leblon
Quando: Sexta a domingo, 19h30
Quanto: R$ 70 (sexta e sábado) e R$ 80 (domingo)