Orquestra Petrobras Sinfônica disponibiliza gratuitamente 45 vídeos inéditos
Em tempos de quarentena, OPS democratiza acesso à música clássica
A foto que ilustra a postagem é Renato Mangolin
A Orquestra Petrobras Sinfônica disponibilizou, em seu canal no Youtube, vídeos inéditos de concertos realizados no últimos anos. Em tempos de quarentena pela proliferação do coronavírus, a iniciativa é uma bem-vinda democratização ao acesso à música clássica. Segundo o regente Isaac Karabtchevsky, no release que acompanha o projeto, “a orquestra é um microrganismo que reflete a sociedade”. Pensando nisso, 45 apresentações, que variam entre o popular e o clássico, serão postadas no canal.
A primeira, com foco em toda família, é do concerto O Mágico de Oz, com a interpretação da música Somewhere Over The Rainbow. Ao longo das próximas semanas será incluído pelo menos um vídeo por dia, intercalando infantil, pop e clássico. Estão confirmados o fundamental Quebra-Nozes, apresentado no Concerto de Natal de 2019, Ventura, com músicas do terceiro disco do Los Hermanos e icônico Black Album, do Metallica.
O canal da Orquestra Petrobras Sinfônica possui também diversos vídeos disponíveis na sua plataforma. Do rock ao clássico, estão disponíveis vídeos do concerto Bohemian Rhapsody, do Queen, da Série Convidados, com nomes como Nando Reis, Pitty e Lucy Alves. Já para a criançada, estão disponíveis A Arca Sinfônica – com músicas deVinícius de Moraes, Saltimbancos Sinfônico e Balão Mágico Sinfônico. Da série clássica, estão disponíveis vídeos com músicas de Ludwig Van Beethoven, Tchaikovsky e Heitor Villa-Lobos.
Também é possível assistir trechos de concertos, making-of, vídeos da Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica e o projeto TV OPES, que apresenta os instrumentos e a função de cada músico que forma uma orquestra, disponível também no IGTV da orquestra a partir da semana que vem. Devido às medidas de prevenção adotadas para conter o avanço do covid-19 e visando o bem-estar do público, músicos e equipe, a orquestra cancelou concertos clássicos que aconteceriam em março e adiou os concertos Bohemian Rhapsody e Série Playlist: Coldplay, para os dias 09 e 19 de julho, respectivamente.