Basquiat em foco no CCBB RJ

 em artes

Exposição reúne mais de 80 peças do artista americano, como pratos, quadros, desenhos e gravuras

Um dos dos principais nomes da arte mundial,Jean-Michel Basquiat é homenageado em exposição no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro, entre os dias 12 de outubro e 7 de janeiro de 2019. A mostra, que já passou por São Paulo, Belo Horizonte e Brasília, reúne mais de 80 peças no acervo, como quadros, desenhos, pratos pintados e gravuras.

A relação de Basquiat com a arte começou cedo. Aos cinco anos, desenhava personagens infantis e histórias em quadrinhos. Segundo o curador da mostra, Pieter Tjabbes, mesmo já consolidado como artista plástico, ele preferiu manter os traços infantis em seus quadros. “Para ele, uma criança se expressa melhor do que quem conhece a técnica”, explica o organizador, que é holandês radicado no Brasil.

Outra inspiração na arte de Basquiat foi a anatomia humana. Aos sete anos, ele sofreu um acidente de carro e ficou internado em estado grave durante um mês. Neste período, ganhou da mãe o livro Anatomia de Gray, de John Gray. Os desenhos do corpo humano o impressionaram e, anos mais tarde, ele inseriu essas imagens nas obras.

Personalidade forte

Basquiat foi criado em Manhattan, na década de 1980, em uma época marcada por crises econômicas e sociais, além do surgimento do hip-hop. Aos 17 anos, o americano decidiu sair da casa dos pais e morar sozinho. “Havia um momento propício para os jovens naquele momento. Os grupos ocupavam prédios abandonados e ficavam fora do controle dos pais, com maior liberdade. Foi uma época marcada pelo crescimento de uso de drogas e por expressões artísticas”, analisa.

Transgressor, Basquiat também fez severas críticas ao racismo em suas obras, principalmente no fim da vida. O artista morreu de overdose aos 27 anos, em 12 de agosto de 1988, em Nova York.

SERVIÇO

Jean-Michel Basquiat

Endereço: Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) – Rua Primeiro de Março, 66, Centro do Rio

Período de exibição: 12 de outubro a 7 de janeiro de 2019

Horário: De quarta a segunda-feira, das 9h às 21h

Entrada gratuita

Tijucana antes de ser carioca. Jornalista de profissão, não vive sem a dança nas horas vagas. É apaixonada por livros, música, arte de rua e exposições.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar