Bolão do Oscar 2019

 em artes, cinema e tv

A premiação do Oscar, considerado o evento mais tradicional da indústria cinematográfica, acontece no domingo (24) e, ao contrário de 2018, este ano há menos filmes memoráveis na disputa — o que significa que o fator surpresa pode ser maior. Para ser direto, quase tudo pode acontecer na hora da entrega dos troféus, já que a disputa é especialmente acirrada nos eventos principais. Há algumas barbadas como Melhor Diretor e Animação, mas a Academia de Ciências Cinematográficas de Hollywood pode reservar surpresas aos espectadores.

A peleja é dura na maior categoria, onde reside o grande mistério. Ano passado,A Forma da Água, produção esquecível do grande Guillermo Del Toro levou a estatueta de Melhor Filme por conjugar uma ‘rebeldia controlada’ e conter a mensagem padrão dos filmes hollywoodianos. Teremos repeteco? O streaming vai triunfar sobre a máquina? Dúvidas e dúvidas.

Como de costume, baseamos esteBolão do Oscar 2019 com adaptações ao ‘Big Five‘, as cinco principais categorias (Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Roteiro Original) e acrescentamos mais três (Roteiro Adaptado, Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Atriz Coadjuvante). Perguntamos e palpitamos: Quem pode ganhar? Quem deveria ganhar? E quem vai ganhar? Façam as suas apostas!

Roteiro Adaptado (concorrem: A Balada de Buster Scruggs, Infiltrado na Klan, Poderia me Perdoar?, Se a Rua Beale Falasse, Nasce Uma Estrela)

Quem pode ganhar: Aqui a disputa direta é entre três concorrentes. A Academia não costuma premiar filmes estruturados em episódios, comoBuster Scruggs, e Poderia Me Perdoar? é um filme estruturado para Melissa McCarthy brilhar, sem exatamente passagens memoráveis. O favorito é o texto de seis mãos de Spike Lee, Charlie Watchel, David Rabinowitz e Kevin Wilmott fizeram para Infiltrado na Klan. No entanto, a ode À Hollywood deNasce Uma Estrela pode levar votos e a crueza e melancolia de Se a Rua Beale Falasse também estão na peleja.

Quem deveria ganhar: Infiltrado na Klan, que consideramos o melhor filme do ano até surgir Roma, fala muito alto. Os trabalhos demoram a engrenar, mas arrebatam em um final como há muito Lee não fazia. Pessoalmente, acho Barry Jenkins um gênio e a vitória de Se a Rua Beale Falasse não é despropositada.

Quem vai ganhar: Infiltrado na Klan e, possivelmente, será seu único prêmio da noite.

Roteiro Original (concorrem: A Favorita, No Coração da Escuridão, Green Book: O Guia, Roma e Vice)

Quem pode ganhar: Categoria bastante acirrada, que fala muito do estado de coisas se qualquer um vencer. Disputam a genialidade do veterano Paul Schrader, o ‘dramédia’ amigável deGreen Book: O Guia, a espiral de loucura de A Favorita, a arte em estado bruto de Roma e o futuro de Hollywood com o ácido e esperto Vice. O recado sobre os rumos ‘desejáveis’ da indústria ficará dado para quem ganhar. Felizmente, o Oscar não esqueceu Schrader, mas é improvável que ele leve esta (embora merecesse). Há, no entanto, três francos combatentes: RomaA Favorita e Vice.

Quem deveria ganhar: No Coração da Escuridão foi um filme pouco visto, mas facilmente é um dos melhores trabalhos de uma figura a quem Hollywood deve muito sua renovação e sobrevivência.

Quem vai ganhar:Adam McKay vai repetir o triunfo de A Grande Aposta e leva esse para casa com Vice, apesar de Roma.

Atriz Coadjuvante (concorrem: Amy AdamsMarina De TaviraRegina KingEmma StoneRachel Weisz)

Quem pode ganhar: Mantendo a tradição, esta é a categoria mais disputada de todas. As francas favoritas (perdoem o trocadilho) são as amantes e confidentes da Rainha Anne de A Favorita: Emma Stone eRachel Weisz, cujo resultado é anular uma à outra tal qual o filme. Regina King, a melhor coisa de Se a Rua Beale Falasse, corre por fora com boa margem. Amy Adams, eternamente uma concorrente injustiçada, se destaca em Vice. Apenas Marina De Tavira soa deslocada ao emprestar beleza e drama àRoma, mas não marcar os espectadores pelo papel.

Quem deveria ganhar: Regina King é uma grata surpresa e leva parte de seu filme nas costas. Amy Adams pode finalmente levar sua estatueta para casa após ser esnobada continuamente. A persoangem de Regina, no entanto, fica mais na memória justamente por ter menos tempo de tela.

Quem vai ganhar: Apesar das ‘favoritas’ e Amy Adams largarem um pouco a frente, Pitaya Cultural vai de Regina King.

Ator Coadjuvante (concorrem Mahershala Ali,Adam Driver, Sam Elliot, Richard E. Grant e Sam Rockwell)

Quem pode ganhar: Direto e reto:Sam Rockwell não repete o brilhantismo de Três Anúncios Para Um Crime em ViceSam Elliot é ótimo, mas não em Nasce Uma Estrela. Adam Driver, geralmente excelente, já foi melhor em outros anos. A peleja é entre Mahershala Ali e Richard E. Grant. Ali sai na desvantagem pelas controvérsias que cercaram seu papel, ele teve de pedir desculpas à família de Don Shirley. Tal episódio pode influenciar os votantes, que prezam pelo conservadorismo. Por outro lado, Green Book: O Guia é quase um bálsamo para a indústria que não deseja confronto (Infiltrado na Klan), mas algo mais palatável.

Quem deveria ganhar: O merecedor é Richard E. Grant. Ali mereceu por Moonlight e ainda tem muito a ganhar. Por outro lado, este é o melhor papel da carreira do veterano inglês, que imprime humor, melancolia e dor ao seu personagem de múltiplas camadas.

Quem vai ganhar: Pensando como a Academia, o careca dourado vai para Mahershala Ali.

Ator (concorrem: Christian Bale, Bradley Cooper, Willem Dafoe, Rami Malek e Viggo Mortensen)

Quem pode ganhar: Willem Dafoe, um excelente ator, é também um eterno injustiçado. Seu papel como Van Gogh em No Portal da Eternidade é magnífico, mas seu nome só consta para lembrá-lo que é ótimo em seu ofício. Cooper não tem chance e Viggo Mortensen esbarra na mesma controvérsia de Ali, embora esteja em grande forma. A disputa é entre arte e blockbuster: Rami Malek, estupendo ator que salva Bohemian Rhapsody de ser um filme totalmente vergonhoso, eChristian Bale, que encarna um Dick Chenney com mestria, para além da simples transformação física, que também conta muito para a Academia.

Quem deveria ganhar: Christian Bale por praticamente trazer um escroque à vida com muita perfeição.

Quem vai ganhar: Como a história prova, a arte perde e ganha para a produção industrial. Mas, neste caso, o prêmio vai para Bale.

Atriz (concorrem: Yalitza Aparicio, Glenn CloseOlivia ColmanLady Gaga e Melissa McCarthy)

Quem pode ganhar: Yalitza Aparicio é uma grata surpresa e muito responsável pela grandiosidade de Roma, e é justa a indicação. No entanto, assim comoLady Gaga e Melissa McCarthy, a mexicana faz barulho, mas não entra no mesmo páreo para Glenn Close e Olivia Colman. Glenn chegou a perder um Oscar para Cher (pois é) e parece que finalmente chegou a sua hora. A Esposa, filme bem mediano, existe e anda unicamente por sua causa. Sua concorrente, no entanto, vai da loucura ao drama em um piscar de olhos e sobressai ao retratar as loucuras da corte inglesa em A Favorita.

Quem deveria ganhar: A torcida é por Olivia Colman. A cada frame, a inglesa coloca sua marca na tela e é difícil não esquecê-la nos momentos finais de sua Rainha Anne.

Quem vai ganhar: Se Gleen não ganhar este ano, não ganha mais. O ano da reparação vem e a vitória será dela.

Diretor (concorrem: Spike Lee, Pavel Pawlikowski,Yorgos Lanthimos, Alfonso Cuaron e Adam McKay)

Quem pode ganhar: O polonês Pawel Pawlikowski fez um grande filme em Guerra Fria, mas foi lembrado da mesma forma que Paul Schrader e Willem Dafoe: Hollywood sabe de seu valor, mas apenas sabe e não irá premiá-lo. Yorgos Lanthimos, que fez seu filme mais aberto, foi corretamente lembrado, mas o grego saíra apenas com a lembrança que seu trabalho é para ficar de olho e promete. Adam Mckay está quase lá, mas não desta vez. Spike Lee, que já levou prêmio por sua obra, uma maneira estúpida dos votantes do Oscar de pedir desculpas, consta por sua importância. Alfonso Cuaron vai ganhar porque Roma é tudo isso mesmo.

Quem deveria ganhar: O coração pede Spike Lee e lembra com carinho do grego Lanthimos. Mas a Academia não é de surpresas nesta categoria.

Quem vai ganhar: Barbada para o mexicano Alfonso Cuaron. É dele.

Filme (concorrem: Pantera Negra, Infiltrado na Klan, Bohemiam Rhapsody, A Favorita, Green Book: O Guia, Roma, Nasce Uma Estrela e Vice)

Quem pode ganhar: A maior loteria do 91º Oscar, por razões mais mercadológicas que artísticas. Se os votantes derem o prêmio para Roma, a história estará feita. Será a primeira vez que uma plataforma de streaming, o Netflix, vai romper uma barreira na conservadora Hollywood e entrar realmente no jogo. Dificilmente isso acontecerá e, exatamente por isso, Cuaron levará sua estatueta de diretor como compensação. Nasce Uma Estrela e Bohemian Rhapsody estão na lista para lembrar que histórias de sonho (e a venda deles) ainda importam muito, mas perdem fôlego diante dos concorrentes.

É deste ponto que pode se aproveitar Green Book: O Guia — mesmo com as controvérsias, a história tem seus méritos e é mais pronta e muito mais favorável ao sistema que Infiltrado na Klan. Pantera Negra fez história ao ser o primeiro filme de super-herói indicado e, de fato, um dos melhores de todos os tempos. Sinal que a Academia de fato está mais aberta, a conquista mas bastante improvável. Sobram os fortes A Favorita e Vice, com este último com um pouco mais de vantagem ao conjugar acidez e comédia e ser um filme produzido nos Estados Unidos. A disputa, então, é entre Green Book: O Guia e Vice, com Roma correndo por fora.

Quem deveria ganhar: Não seria despropositado que o prêmio fosse dado para Roma, A Favorita, Vice e Infiltrado na Klan. São os quatro merecedores, cada qual por seus méritos.

Quem vai ganhar:Green Book: O Guia será A Forma Da Água deste ano? Vice e seus espetos vão ao pódio para lembrar Trump de suas medidas? Ou vai prevalecer toda a beleza de Roma? Nós apostamos que Dick Cheeney sairá vencedor.

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