Cinemateca do MAM exibe filme de Ingmar Bergman em sessão gratuita

 em artes, cinema e tv

Em homenagem ao centenário do nascimento do cineasta Ingmar Bergman, a Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM) exibirá o filme “Fanny e Alexander” (1982) em uma sessão gratuita, neste sábado (10), às 15h30. Co-produção entre Suécia, França e Alemanha, o drama se passa na cidade sueca Uppsala, entre 1907 e 1909. Após o filme, os críticos Ricardo Cota e Luiz Fernando Gallego, além das psicanalistas da Sociedade Brasileira de Piscanálisa do Rio Ana Sabrosa e Mônica Aguiar, vão discutir a obra. A mesa será mediada pelo presidente da Associação de Críticos de Cinema do Rio, Rodrigo Fonseca.

Sinopse

Oscar, o pai do casal de crianças Alexander e Fanny, passa mal quando representava o fantasma da peça de Hamlet e morre. Alexander começa a ter visões do pai falecido e sua mãe, Emilie, se casa com o bispo Edvard Vergérus, um religioso extremamente rígido. As crianças são obrigadas a deixar a casa da avó paterna e passam a viver com a família do padrasto: a mãe, irmã, a tia enferma e as criadas, em uma casa afastada e ascética. São despojadas de qualquer bem, inclusive livros e brinquedos, e passam a sofrer com hábitos severos, sendo tratadas como prisioneiras.

Serviço

A classificação indicativa é 14 anos e o filme é legendado em Português. O tempo de exibição é de 35 minutos. A Cinemateca do MAM fica na Av Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo (7,60 km). Telefone para mais informações: 3883-5631.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar