Espetáculo da Cia. Deborah Colker homenageia poema de João Cabral de Melo Neto

 em artes

Uma mistura entre literatura, dança e cinema nos palcos. Essa é a proposta do espetáculo “Cão sem plumas”, da Cia. de Dança Deborah Colker, que fica em cartaz entre os dias 13 e 22 de abril, no Teatro Oi Casa Grande, no Leblon, Zona Sul do Rio. A apresentação homenageia um texto homônimo do pernambucano João Cabral de Melo Neto e é a primeira explicitamente brasileira produzida por Deborah. O poema acompanha o percurso do Rio Capibaribe, que corta parte de Pernambuco, e mostra a pobreza da população ribeirinha e o descaso das elites.

No texto de divulgação da peça, a organização explica que “a imagem do “cão sem plumas” serve para o rio e para as pessoas que vivem no seu entorno”. Com passos que evocam caranguejos (animal que vive nos mangues), os 13 bailarinos se cobrem de lama, fazendo uma referência às paisagens descritas no poema. No espetáculo, os corpos dos dançarinos se misturam com as imagens de um filme idealizado por Deborah e pelo cineasta Cláudio Assis. As cenas foram filmadas em novembro de 2016, quando a dupla viajou por 24 dias entre sertão e agreste até Recife.

A trilha sonora original reúne os pernambucanos Jorge Dü Peixe, da banda Nação Zumbi e uma das principais figuras do mangue beat, e Lirinha (ex-cantor do Cordel do Fogo Encantado, poeta e ator), e também o carioca Berna Ceppas, que acompanha Deborah desde o trabalho de estreia, Vulcão, em 1994. Enquanto isso, Gringo Cardia está no comando da cenografia e direção de arte e Jorginho de Carvalho na de iluminação. Já os figurinos são de Claudia Kopke e a direção executiva de João Elias, fundador da companhia.

Serviço

Local: Teatro Oi Casa Grande – Avenida Afrânio de Melo Franco, 290, Leblon.

Telefone: (21) 2511-0800

Horários: Sábados e domingos, às 18h. Quarta, quinta e sexta-feiras, às 20h30

Preços: Entre R$ 80 e R$ 180

Mais informações no site dos ingressos

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar