Exposição homenageia escritora Conceição Evaristo

 em artes, literatura

Uma das principais figuras do movimento negro na literatura contemporânea, Conceição Evaristo é a homenageada da exposição “Eu-mulher”, que entra em cartaz nesta terça-feira (6), no Teatro Municipal de Niterói. A mostra reúne fotografias, livros e vídeos da escritora e de outras autoras, como Carolina Maria de Jesus, conhecida pelo livro “Quarto de despejo: Diário de uma favelada”, e a poeta Geni Guimarães.

A escrita de Conceição é carregada por fatos do cotidiano, de lembranças e experiências da própria autora. Em seus romances, poemas e contos, ela mostra a condição, os sentimentos, as dores e as alegrias dos negros. Ao lado de oito irmãos, Conceição nasceu em uma favela de Belo Horizonte e foi criada em meio à pobreza. Enquanto trabalhava como empregada doméstica, ela cursou o Magistério, em 1971.

Aos 25 anos, a escritora se mudou para o Rio de Janeiro e estudou Letras na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Estreou na Literatura em 1990, com textos publicados na série ‘Cadernos Negros’. Ela também é mestra em Literatura Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Entre os seis livros lançados até 2017 estão o “Becos da Memória” (Pallas, 2006) e “Olhos d’água” (Pallas, 2014), que venceu o Prêmio Jabui de 2015 na categoria Conto.

Serviço
Exposição “Eu-mulher” apresenta Conceição Evaristo
Curadoria: Teca Nicolau
Abertura: 6 de março, às 16h
Visitação: de 7 a 28 de março de 2018
Horário: Terça a sexta, das 10h às 18h; Sábado e Domingo, das 15h às 18h Entrada Gratuita.

Local: Sala Carlos Couto (anexa ao Teatro Municipal de Niterói)
Endereço: Rua XV de novembro, 35, Centro, Niterói
Tel.: (21) 2620-1624

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar