Marcelo Yuka é homenageado em grafite na Zona Norte do Rio

 em artes

Arte fica em muro na Tijuca, bairro onde morou até sua morte, em 2019

Nesta quinta-feira (29), a rua Uruguai, uma das principais vias da Tijuca, recebeu a inauguração de um mural de grafite em homenagem ao produtor, compositor e ex-baterista da banda O Rappa, Marcelo Yuka. A iniciativa do Coletivo Faz na Praça teve parceria com o produtor Pedro Rajão e o artista Cazé, que integram o projeto Negro Muro.

Yuka morou nesta mesma rua até sua morte, em 2019. Além da música, o músico se destacou como ativista contra a injustiça social e a violência urbana – da qual foi vítima. Ele chegou a ser candidato a vice-prefeito do Rio em 2012, na chapa de Marcelo Freixo (PSOL).

A arte no muro, de Cazé, é inspirada na capa do disco “Lado B, Lado A”, lançado em 1999 e um dos mais notáveis do grupo que era o principal letrista e deixou dois anos depois. Entre os detalhes, há um famoso trecho de “Minha Alma (A paz que eu não quero)”, uma de suas mais marcantes composições: Pois paz sem voz, não é paz, é medo.

A intervenção levou três meses até a conclusão e foi financiada por edital da Lei Aldir Blanc. De acordo com Victor Belart, do Faz na Praça, o local foi escolhido pela proximidade da casa onde morava o compositor.

Confira o clipe oficial de “Minha Alma”:

 

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar