Projeto NegroMuro inaugura mural na Caliel com 11 personalidades do Salgueiro

 em artes

A inauguração vai contar com a presença de familiares dos baluartes homenageados, a partir das 14h30 deste domingo. Também estará presente o presidente da Acadêmicos do Salgueiro

 

A padaria e centro cultural Caliel, no Morro do Salgueiro, inaugura neste domingo, dia 6, um mural para homenagear 11 personalidades do samba que são crias da comunidade. O grafite foi projetado pelo NegroMuro, que realiza um trabalho de resgatar a memória e eternizar personalidades negras pelo Rio de Janeiro.

Este é o 28° trabalho do NegroMuro, grupo surgido em 2018 e idealizado pelo produtor cultural Pedro Rajão e o artista Fernando Sawaya, o Cazé. O NegroMuro, que tem como essência resgatar a memória e eternizar personalidades negras pelo Rio de Janeiro, fez seu primeiro mural com um grupo de personalidades: Joaquim Casemiro Calça Larga; Anescarzinho; Bala; Geraldo Babão; Almir Guineto; Abelardo; Djalma Sabiá; Noel Rosa de Oliveira; Mestre Louro; Maria Romana e Ana Bororó.

A identificação desses nomes, já que muitas outras personalidades locais poderiam ser mencionadas, contou com a parceria entre os proprietários de Caliel e Marcelo Pires, do departamento cultural da Acadêmicos do Salgueiro.

Ana Bororó, por exemplo, era dona de um botequins mais tradicionais da favela, onde sambas históricos foram compostos. Calça Larga foi uma grande liderança política do morro e ajudou muito nas melhorias da comunidade. Djalma Sabiá, que morreu em 2020, foi um dos fundadores da Acadêmicos do Salgueiro. Almir Guineto dispensa apresentações. E haja história nos outros personagens, desde fundadores da escola até compositores de sambas históricos da Vermelho e Branco.

Além do grafite, será fixada uma placa com QR Code para que se tenha acesso a todas estas informações das personalidades homenageadas, com textos, músicas, podcasts e um mapa interativo das artes que já foram produzidas pelo NegroMuro.

A inauguração vai contar com a presença de familiares dos baluartes homenageados, a partir das 14h30. Também estará presente o presidente da Acadêmicos do Salgueiro. A Caliel fica na Rua Francisco Graça, 60, no Caminho Largo, Morro do Salgueiro, na Tijuca, Zona Norte do Rio.

Intervenção faz parte de projeto ousado

A inauguração do muro faz parte de uma investida mais ousada: ele é o início de um projeto que pretende criar uma coleção de NFTs  e, com a venda da coleção, realizar a revitalização da Caliel e o financiamento das atividades que ocorrem no espaço. Para quem não sabe,  NFT (token não fungível, em tradução livre) é uma espécie de certificação digital de algo único, exclusivo, que tem movimentado o mercado de ativos digitais, que já conta com moedas como bitcoin e ethereum. Entre os exemplos de NFT estão obras de arte, como o grafite, livros, música e até um meme.

O projeto é uma iniciativa de Lucas Gogolevsky, da TileDAO (Organização Autônoma Descentralizada), uma comunidade que existe para reinvestir a receita da venda primária de NFTs de volta à economia dos artistas. O projeto foi desenvolvido em parceria com Marcelo Paz e Emerson Menezes, proprietários da Caliel, e com os gêmeos Marcos Carvalho e Eduardo Carvalho, roteiristas na Rede Globo conhecidos como irmãos Carvalho, crias do Morro do Salgueiro. O objetivo é impactar os projetos da favela e trazer visibilidade para a Web3, um novo conceito que tem como uma das características a economia baseada no universo das NFTs .

 

 

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar