Resistir é preciso: Musical revive ditadura militar em teatro no Rio
A lira dos 20 anos relembra momentos cruciais deste período histórico brasileiro e evidencia conservadorismo na sociedade
Aditadura militar brasileiraé retratada em centenas de expressões artísticas até hoje, desde filmes, livros e exposições até peças de teatro. Este período histórico do país, que durou 21 anos, foi marcado por restrição de direitos políticos, perseguição a opositores dos militares e censura à imprensa e a movimentos de artistas.
Nada melhor do que um ano eleitoral para relembrarmos essa época obscura da história brasileira e reafirmarmos queditadura nunca mais. Neste contexto, a peçaA lira dos 20 anostorna-se essencial. Com um nome que remete a um poema do escritor Álvaro de Azevedo, de 1853, o musical é livremente inspirado no texto de Paulo César Coutinho.
Por meio de músicas consagradas, o espetáculo recria momentos cruciais da ditadura, como a morte do estudante Edson Luís, em 1968. Entre as 33 canções estãoCoração de estudante, de Milton Nascimento e Wagner Tiso,Pra não dizer que não falei das flores, de Geraldo Vandré, eEu não existo sem você, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes.
Na peça, um grupo de jovens se rebela e entra em conflito contra a censura e a tortura no Brasil. Em paralelo,A lira dos 20 anostambém evidencia o conservadorismo presente na sociedade brasileira naquela época (e que se estende até hoje). O musical mostra como a elite do país corroborava ou tentava omitir as atrocidades cometidas durante a ditadura. Vale destacar que o espetáculo traz ainda à tona questões como machismo e homofobia.
Formada por dois elencos, que se revezam nos dias de apresentação,A lira dos 20 anosé intensa e emociona os espectadores. Além das músicas e dos fatos que fazem referência àquela época, o espetáculo ainda reúne relatos reais de pessoas que foram torturadas. Uma das cenas mais marcantes é quando a personagem Ninon relembra os dias que passou na cadeia com os militares.
Em segunda temporada na Casa de Artes em Laranjeiras (CAL) até dia 23 de setembro, com entrada gratuita,A lira dos 20 anosé para ser assistida diversas vezes. A peça nos faz refletir e não nos deixar apagar uma parte da nossa história.
SERVIÇO
A lira dos 20 anos
Endereço:Casa das Artes de Laranjeiras – Rua Rumânia, 44, Laranjeiras
Horários:Sábado e domingo, às 15h e às 19h30.
ENTRADA GRATUITA
Avaliação: Excelente