Transformações femininas em dez fotografias
Março é um mês marcado por inúmeras homenagens ao Dia das Mulheres. Uma delas é a exposição “Religare”, que reúne dez imagens da fotógrafa Aline Macedo sobre transformações femininas. As imagens trazem à tona “a importância do debate sobre o despertar da força da mulher nos dias de hoje”. Com a curadoria do professor Michele Petruccelli Pucarelli, a mostra gratuita começa no sábado (3) e fica em cartaz até o dia 1º de abril, no Parque das Ruínas.
Os organizadores explicam que a artista plástica “constrói mundos onde os medos possam ser exterminados; as barreiras transportadas e os corpos femininos mergulhados num rito-performance de autoconfiança e entrega, inspirando aqueles que veem o trabalho para fazer o mesmo: mergulhar”.
Aline afirma que as mulheres têm se unido cada vez mais para expressarem sua voz contra o machismo e o feminicídio no Brasil e no mundo. No entanto, a fotógrafa ressalta que elas ainda precisam lutar por direitos básicos. “É necessário que cada vez mais mulheres tomem conhecimento sobre sua força criativa e seu poder de transformar a si mesma, resgatando a essência da mulher selvagem”, destaca.
O curador enfatiza que a “Religare” surge de um anseio pessoal e coletivo em colocar para fora “tudo o que grita”, promove e intensifica a libertação feminina. “Sendo o corpo político, se abrem as portas da percepção para se repensar e redimensionar as questões sobre família, trabalho doméstico, cuidado com as crianças, a divisão do trabalho e, por fim, a própria sexualidade”, completa.
Serviço
Local: Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas
Abertura: 3 de março às 15h
Visitação: de 4 de março a 1º de abril de 2018 / terça a domingo, 8h às 18h
Entrada franca