‘Urubus no Ar’ mistura estética noir e de quadrinhos
Peça cria ambiente de suspense e interatividade em seis apresentações online e gratuitas
As fotos que ilustram a postagem são de André Guisard
Inspirado no movimento cinematográfico noir, Urubus no Ar, criação da Cia. Quase Cinema, apresenta uma estética que utiliza as sombras para revelar a miséria do coração humano. O réu aguarda sua sentença, dois mortos e um segredo roubado. Corrupção, farsa, assassinato e traição marcam este espetáculo que revela a fraqueza do homem, que na ânsia pelo poder manipula tudo e todos. Nem a plateia escapa.
Duas histórias dos escritores contemporâneos Micheliny Verunschk e Luiz Roberto Guedes, escritas a partir de um mesmo tema, serviram de mote para a criação de Urubus no Ar. O cruzamento destas histórias acontece no tribunal do júri em meio à atmosfera dos filmes noir, onde elementos da atualidade são o combustível que alimenta a imaginação dos escritores. É deste encontro que foi criada a dramaturgia do espetáculo de sombras, que convida o espectador a refletir sobre os “urubus” poderosos que pairam no ar.
Uma instalação onde os objetos e elementos cênicos do espetáculo ficam distribuídos no espaço e revelados para o público num diálogo íntimo com as artes visuais, e como em outros trabalhos da companhia, as artes visuais, cinema, literatura, teatro e música se misturam como opção estética para a criação do teatro de sombras.
Contemplada com o prêmio Proac Lei Aldir Blanc, a Cia Quase Cinema, de Taubaté, realiza seis apresentações do espetáculo em seu canal no Youtube, a partir do dia 29 de março. As sessões são diárias e gratuitas (acessíveis através do link no campo de serviço), sempre às 20 horas e têm classificação de 10 anos. Após as sessões do espetáculo acontecerá um bate papo com a Cia Quase Cinema sobre seus processos de criação.
Serviço – Urubus no Ar
Datas : Até o dia 3 de abril
Horário: 20h
Onde assistir: YouTube: www.youtube.com/