Além de Pantera Negra: cinco filmes que você precisa assistir com Chadwick Boseman

 em cinema e tv

Mesmo com pouco tempo de carreira, astro levado ao estrelato por ‘Pantera Negra’ já tinha uma caminhada bem pavimentada, inclusive com filmes representando personalidades negras históricas

 

É incontestável o sucesso de Pantera Negra, que elevou os filmes de super-heróis a outro patamar e trouxe a representatividade negra, servindo de espelho para crianças, jovens e adultos que não se enxergavam nas telonas. Com o filme, Chadwick Boseman, que nos deixou na última sexta-feira aos 43 anos, ganhou os holofotes representando o príncipe T’Challa, o Rei de Wakanda.

Mesmo com o pouco tempo de carreira, Boseman já tinha uma caminhada bem pavimentada, com filmes em que teve boas atuações, muitos deles representando personalidades negras históricas.

A Pitaya lista cinco filmes com Chadwick Boseman que você precisa assistir e entender o quão pesa a perda precoce desse grande ator, mas também como ele conseguiu em tão pouco tempo deixar um legado gigante.

5 – ‘King: Uma História de Vingança’ (2017)

Disponível na Netflix, o filme de ficção traz Boseman no papel do sul-africano Jacob King, que viaja para Los Angeles,  capital do cinema, para descobrir o que aconteceu com a sua irmã.

Os desdobramentos levam King ao extremo para descobrir a teia de tráfico, pedofilia e abusos que a irmã acabou envolvida.

4 – ’42: A História de uma Lenda’ (2013)

Aqui, o astro de ‘Pantera Negra’ deu vida ao primeiro jogador de beisebol negro, Jackie Robinson, a disputar a Major League. O longa traz toda a luta do esportista contra o racismo que existe na categoria e nas torcidas.

3 – ‘Marshall: Igualdade e Justiça’ (2017)

Chadwick Boseman vive o juiz Thurgood Marshall, o primeiro afro-americano a ocupar uma cadeira no Supremo Tribunal de Justiça dos Estados Unidos.

Se não bastasse esse lead, o longa foca num episódio marcante na carreira de Marshall, ainda no início de sua trajetória: a defesa de homem negro acusado de atacar uma socialite branca. O preso alegava que não era culpado pelo crime.

2 – ‘Get on Up: A História de James Brown’ (2014)

Boseman deu vida de forma brilhanteao gigante do funk e soul James Brown, no filme biográfico ‘Get On Up – A História de James Brown‘.

O longa conta sua trajetória até o estrelato cheia de polêmicas, com a sua infância difícil como pano de fundo, quando sofreu com a pobreza, o abandono da mãe e agressões do pai. Os traumas ele carregou a vida inteira e refletiram no que se transformou, além do astro.

1 – ‘Destacamento Blood’ (2020)

Longa dirigido por Spike Lee e lançado em junho deste ano na Netflix, o filme discute a falta de reconhecimento da importância dos soldados negros na Guerra do Vietnã. Foi um dos últimos filmes com Boseman.

Profundo, o filme contém camadas que criam relações diretas com os protestos antirrascistas ocorridos este ano, após a morte de George Floyd.

No enredo principal, quatro veteranos da guerra voltam ao Vietnã em busca dos restos mortais do seu comandante, além de um tesouro escondido. Com eles, suas atuais visões sobre o mundo.

Leia a crítica que escrevemos sobre Destacamento Blood!

A polêmica: ‘Deuses do Egito’

O filme é controverso: passado no Egito Antigo, o filme é protagonizado por brancos, o principal sendo Gerard Butler. Quando começou sua divulgação, no final de 2015, foi alvo de diversas críticas, inclusive de Boseman, que explicou porque aceitou participar do filme.

No longa ele é o Deus Thoth, criador da linguagem escrita e da matemática, o que o levou a aceitar participar, mas ele se disse decepcionado.

“Eu topei fazer o filme porque assim você iria ver alguém de ascendência africana interpretando o pai da matemática, astronomia, criador dos papiros e Deus da sabedoria. No filme, eu realmente supero os outros Deuses, literal e figurativamente. Mas, sim, as pessoas não fazem filmes de US$ 140 milhões”, criticou, em entrevista à revista QG.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar