Bolão do Oscar 2018

 em artes, cinema e tv

Domingo (4) é dia de conhecer os vencedores do Oscar 2018. Em sua 90ª edição, o prêmio mais importante da indústria do cinema apresenta, em geral, ótimas produções em sua categoria principal — de relacionamentos a acontecimentos históricos, em uma mensagem mais clara de diversidade. Pela primeira vez, há uma mulher concorrendo na categoria Fotografia, uma mulher negra em Roteiro Adaptado e uma mulher e um negro em Direção em um total de cinco vezes em 90 edições. Um filme de animação que retrata a cultura latina, absolutamente favorito, e atrizes e atores negros que podem surpreender. Pelo menos nos últimos quatro anos, os mais de 7 mil votantes da Academia mandaram a mensagem: estamos tentando mudar.

Baseado nisso, fizemos nosso Bolão do Oscar 2018 adaptando o chamado ‘Big Five’ (Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Roteiro Original) para oito categorias (incluindo Roteiro Adaptado, Ator Coadjuvante e Atriz Coadjuvante. Com uma farta dose de subjetividade, pensamos: Quem deveria ganhar? Quem pode ganhar? E, arriscando, quem vai ganhar? Confira com a gente.

  • Roteiro Adaptado(concorrem:Me Chame Pelo Seu Nome, O Artista do Desastre,Logan, A Grande Jogada, Mudbound: Lágrimas Sobre o Mississipi)

Quem deveria ganhar – Me Chame Pelo Seu Nome

O texto de James Ivory é certeiro em tratar um relacionamento homoafetivo como deve ser: normal. Elio, personagem do ótimo Timothée Chalamet, vive as agruras de crescer e descobrir sua sexualidade e amadurecer diante de uma decepção amorosa. Toda a construção é feita sem pressa e o grande momento do roteiro é o diálogo entre Elio e seu pai sobre o acontecimento, perto do fim. Um momento de pura poesia e uma aula de atuação/direção e, claro, texto.

‘Me Chame Pelo Seu Nome’, favorito em Roteiro Adaptado | Foto: Reprodução

Quem pode ganhar – Mudbound: Lágrimas Sobre o Mississipi

O roteiro da diretora Dee Rees e Virgil Williams, excelente, é bastante didático ao tratar do racismo e luta de classes em tempos difíceis nos Estados Unidos. Mais de 70 anos depois, a situação pouco mudou. Há a clara divisão entre bancos e negros, mas todos os personagens, especialmente de Garrett Hedlund, Jason Mitchell e Mary J. Blidge, têm estofo para conduzir uma trama que alerta, mais uma vez, para o perigoso caminho que trilhamos enquanto sociedade.

Mary J. Blidge em ‘Mudbound: Lágrimas Sobre o Mississipi’ | Foto: Reprodução

Quem vai ganhar – Me Chame Pelo Seu Nome

Não é surpresa seMudboundlevar, masMe Chame Pelo Seu Nomeé favorito e não deixa arestas.

  • Foto: Reprodução

    Roteiro Original(concorrem:Doentes de Amor,Corra!,Lady Bird – A Hora de Voar,A Forma da Água,Três Anúncios Para Um Crime)

Quem deveria ganhar – Três Anúncios Para Um Crime

O roteiro de Martin McDonagh é um pouco apressado — do meio para o fimTrês Anúncios Para Um Crimeengata a quarta marcha do absurdo e vai — mas todo o contexto é brilhante. A mistura de comédia e drama na mesma cena, com mudanças bruscas em poucos segundos, não dá descanso ao espectador até desaguar em um final aberto, bonito e agridoce ao mesmo tempo. O ritmo frenético e pausado caminha quase sem tropeços e, dos concorrentes, é o filme que mais entrega reflexões.

Três Anúncios Para Um Crime | Foto: Reprodução

Quem pode ganhar – Corra!

Corra!é brilhante. A forma como o texto escancara o racismo estrutural dos Estados Unidos de forma explícita ou implícita (a cena do atropelamento é um ótimo exemplo) enquanto se disfarça de filme de terror/suspense e ainda intercala comédia e drama no mesmo bolo sem soar fora de lugar é magnífica. A tensão se constrói e dilata à medida em que avançamos na saga de Chris na casa da família Armitage e Jordan Peele se revela um verdadeiro maestro.

Daniel Kaluuya, em cena de Corra! | Foto: Reprodução

Quem vai ganhar – A Forma da Água

A Forma da Águatem a receita que a Academia precisa e gosta de vender. É uma fábula, seus personagens são carismáticos, o embate entre o bem e o mal está muitíssimo bem delineado, os pontos de virada são friamente calculados e o fim conforta. Guillermo Del Toro e Vanessa Taylor pouco inovam, ainda que a marca do cineasta esteja aqui e ali e o filme ressoe como uma produção menor do mexicano por faltar tridimensionalidade e carga dramática no texto para tanto. Mesmo assim, franco favorito. 

A Forma da Água | Foto: Reprodução

  • Melhor Atriz Coadjuvante(concorrem: Mary J. Blidge, Allison Janney, Lesley Manville. Laurie Metcalf , Octavia Spencer)

Quem deveria ganhar – Allison Janney

Antes de iniciar a defesa de Allison Janney, importante: todas as atrizes nesta categoria podem levar o Oscar — é a mais competitiva, sem dúvidas. Mary J.Blidge sustenta muito deMudbound, Lesley Manville é um colosso emTrama Fantasma, Laurie Metcalf bate um bolão com Saoirse Ronan emLady Birde Octavia Spencer é espetacular emA Forma da Água. Mas é Allison que entrega a melhor performance e rouba absolutamente todas as cenas, inclusive da ótima Margot Robbie emEu, Tonya.

Allison Janey em ‘Eu, Tonya’ | Foto: Reprodução

Quem pode ganhar – Octavia Spencer/Lesley Manville

Octavia Spencer ajuda a tornarA Forma da Águaum filme digno, ainda que sem substância. Nas cenas com Sally Hawkins, Octavia ajuda a delinear o tom de fábula da trama com carisma e competências habituais. Lesley Manville, por sua vez, rivaliza com Daniel Day-Lewis emTrama Fantasmae, com uma atuação sutil e forte presença, compõe habilmente o mosaico de loucura e obsessão do filme de Paul Thomas Anderson.

Octavia rouba a cena em ‘A Forma da Água’ | Foto: Reprodução

Lesley é presença pura em Trama Fantasma | Foto: Reprodução

Quem vai ganhar – Allison Janney

A composição e entrega de Allison Janney é assombrosa. A estatueta é dela.

Ela não deixa pedra sobre pedra | Foto: Reprodução

  • Melhor Ator Coadjuvante(concorrem: Willem Dafoe, Woody Harrelson, Richard Jenkins, Christopher Plummer, Sam Rockwell)

Quem deveria ganhar – Sam Rockwell

No papel do policial racista, homofóbico, fascista Jason Dixon, Rockwell consegue misturar brutalidade e algo de delicadeza de um personagem bastante complexo. Das acusações negativas deTrês Anúncios Para Um Crimeprevalece a de que o personagem recebe um tratamento errôneo de McDonagh em relação a seus crimes e seu destino um tanto quanto heroico. Tal construção pode ser apressada, mas Rockwell agarra o personagem e expande seus limites.

Sam Rockwell em Três Anúncios Para Um Crime | Foto: Reprodução

Quem pode ganhar – Willem Dafoe

Willem Dafoe chega de mansinho como um zelador dedicado e turrão emProjeto Flórida. Sua atuação reside principalmente na expressão corporal, que diz mais que o próprio personagem. Muito do tom melancólico e duro da da produção se deve a ele. Se Sam Rockwell não levar devido à controvérsia que atinge seu personagem, Dafoe abocanha a estatueta.

Dafoe faz um zelador durão e sofrido em Projeto Flórida | Foto: Reprodução

Quem vai ganhar – Sam Rockwell

É por ele que sentimos raiva e compaixão quase na mesma medida. Quase 100% de chance de Rockwell ganhar.

Sam Rockell e Frances McDormand em Três Anúncios Para Um Crime | Foto: Reprodução

  • Melhor Atriz(concorrem: Sally Hawkins, Frances McDormand, Margot Robbie, Saoirse Ronan, Meryl Streep)

Quem deveria ganhar – Frances McDormand

Frances McDormand está confortabilíssima no papel de uma mãe que vai fundo na investigação sobre a morte brutal da filha. Ainda que caricatural em poucos momentos, Frances joga, com um clique, no campo do drama, da comédia e do amor, algumas vezes ao mesmo tempo, com maestria. Torcemos por Mildred do início ao fim e a atriz não decepciona até quando não temos mais o que esperar dela.

Frances em ação em Três Anúncios Para Um Crime | Foto Reprodução

Quem pode ganhar – Margot Robbie/Saoirse Ronan

Margot Robbie está sensacional como a patinadora artística Tonya Harding, num papel intenso e difícil. A atriz mostra grande versatilidade ao explicitar como a atleta teve sua vida arruinada pela mãe e o marido. Já Saoirse Ronan parece ter sido feita para dar vida à Lady Bird. Nos emocionamos com o pingue-pongue com Laurie Metcalf e sua persona expansiva. Em outro movimento parecido com 2017, a Academia pode surpreender.

Margot Robbie: atuação olímpica em ‘Eu, Tonya’ | Foto: Reprodução

Saoirse e Laurie; dupla azeitada em Lady Bird | Foto: Reprodução

Quem vai ganhar – Frances McDormand

Ela merece.

Frances é favorita ao Oscar de Melhor Atriz | Foto: Reprodução

  • Melhor Ator(concorrem: Timothée Chalamet, Daniel Day-Lewis, Daniel Kaluuya, Gary Oldman, Denzel Washington)

Quem deveria ganhar – Denzel Washington

Denzel Washington entrega uma de suas melhores atuações, se não a melhor, como o advogado Roman Israel. SeRoman J Israel, Esq.não entrega o que promete de início, a culpa não é dele. Washington é um colosso em cada cena, do início à ‘transformação’, e não deixa o espectador descansar enquanto acompanha sua jornada em busca de Justiça.

Denzel Washington: atuação de uma vida em Roman J. Israel, Esq. | Foto: Reprodução

Quem pode ganhar – Denzel Washington / Daniel Day-Lewis

Se a Academia for justa, o que é raro, Denzel leva. Mas a leva de atores representados aqui impressiona. Chalamet mostra grande talento em um papel complexo emMe Chame Pelo Seu Nomee Kaluuya é magnético emCorra!, mas entre eles Daniel Day-Lewis se destaca em uma provável despedida como o obsessivo estilista Reynolds Woodcock. Repetindo a parceria com Paul Thomas Anderson iniciada emSangue Negro(2007), Day-Lewis não chega tão longe como antes, mas faz valer seu talento inato.

Denzel leva o filme nas costas | Foto: Reprodução

Day-Lewis: despedida (será?) em grande estilo | Foto: Reprodução

Quem vai ganhar – Gary Oldman

A Academia adora transformações. Atores que encarnam figuras históricas, geralmente praticantes do chamado método, têm mais chances de levar o Oscar historicamente.  Oldman interpreta o estadista Winston Churchill copiando maneirismos e trejeitos assustadoramente fieis, em grande atuação. Receita certa para o prêmio.

Gary Oldman assusta na intensidade com que interpreta Churchill | Foto: Reprodução

  • Melhor Direção(concorrem: Christopher Nolan, Jordan Peele, Greta Gerwig, Paul Thomas Anderson, Guillermo del Toro)

Quem deveria ganhar – Paul Thomas Anderson

PTA, como é conhecido, atingiu outro nível comTrama Fantasma. Os temas recorrentes de seus filmes estão lá: obsessão, alienação, destino e redenção. Seus personagens principais buscam a redenção não sem antes cruzar com seus próprios demônios e embarcar em uma trajetória destrutiva. Em seu mais recente filme, Anderson refinou sua arte e entrega perfeição. Tudo — tudo mesmo, do figurino à iluminação — trabalha em favor de sua história e o diretor comprova, de novo, que é um dos melhores cineastas de sua geração.

PTA evolui estilo em Trama Fantasma | Foto: Reprodução

Quem pode ganhar – Paul Thomas Anderson / Greta Gerwig / Jordan Peele

Talvez a Academia finalmente reconheça o talento de PTA, mas não seria errado e muito menos injusto acenar para a Lady Bird de Greta Gerwig ou do que Jordan Peele conseguiu com Corra!.

PTA: agora vai? | Foto: Reprodução

Greta Gerwig tem chances | Foto: Reprodução

Jordan Peele: filmaço pode surpreender | Foto: Reprodução

Quem vai ganhar – Guillermo Del Toro

Del Toro merece pela sua carreira, mas não por um filme menor em seu currículo. No entanto, o mexicano consegue satisfazer a indústria com uma história feita sob medida para o Oscar. 

Del Toro: o Oscar vem | Foto: Reprodução

  • Melhor Filme(concorrem: Me Chame Pelo Seu Nome, O Destino de Uma Nação, Dunkirk, Corra!, Lady Bird, Trama Fantasma, The Post, A Forma da Água, Três Anúncios Para Um Crime)

Quem deveria ganhar – Trama Fantasma

Trama Fantasmaé coisa de gênio. A saga do relacionamento abusivo entre um estilista e uma garçonete de quem pouco conhecemos o passado é excelente em cada pedaço de celuloide. A reviravolta da trama acontece sem tropeços e culmina num fim melancólico (e assustador). Daniel Day-Lewis, se deixar a atuação de lado, o faz em grande estilo e Vicky Krieps se mostra uma oponente à altura. Lesley Manville, quando surge em cena, vem com a força de um trator. A trilha sonora de Johnny Grenwood, multi-instrumentista do Radiohead, atinge seu ápice na colaboração com PTA.  Um filme para se aproveitar cada momento e pensar por muitos dias.

Trama Fantasma: melhor da categoria principal | Foto: Reprodução

Quem pode ganhar – A Forma da Água

Existe a premiação por mérito e a de quem segue a cartilha da indústria. Se os votantes optarem por esta, A Forma da Água pode se consagrar na categoria principal.

Sally Hakwins: boa atuação em filme menor de Del Toro | Foto: Reprodução

Quem vai ganhar – Três Anúncios Para Um Crime

Trama Fantasmanão é fácil eTrês Anúncios Para Um Crimeé mais palatável. Se a Academia superar a controvérsia, o filme tem tudo para levar o Oscar. Falsamente acusado de ser o novoCrash: No Limite(2004),Três Anúncios…tem muito mais estofo, ainda que também não seja exatamente memorável. Sua mensagem, de que a compaixão e o amor podem vencer qualquer coisa, pode fazer a cabeça de Hollywood.

Três Anúncios: vitória ou derrota? | Foto: Reprodução

– Voto dos editores

Adriano Araújo

Roteiro Adaptado – prefiro não opinar

Roteiro Original – Três Anúncios Para Um Crime

Melhor Atriz Coadjuvante – Laurie Metcalf

Melhor Ator Coadjuvante – Sam Rockwell

Melhor Atriz – Frances McDomand

Melhor Ator – Gary Oldman

Melhor Direção – Cristopher Nolan

Melhor Filme – Três Anúncios Para Um Crime

Gabriela Mattos

Roteiro Adaptado – Me Chame pelo seu Nome

Roteiro Original – Corra!

Melhor Atriz Coadjuvante – Lesley Manville

Melhor Ator Coadjuvante – Sam Rockwell

Melhor Atriz – Frances McDormand

Melhor Ator – Daniel Day Lewis

Melhor Direção – Jordan Peele

Melhor Filme – Três Anúncios Para Um Crime

 

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar