Bolão do Oscar 2018
Domingo (4) é dia de conhecer os vencedores do Oscar 2018. Em sua 90ª edição, o prêmio mais importante da indústria do cinema apresenta, em geral, ótimas produções em sua categoria principal — de relacionamentos a acontecimentos históricos, em uma mensagem mais clara de diversidade. Pela primeira vez, há uma mulher concorrendo na categoria Fotografia, uma mulher negra em Roteiro Adaptado e uma mulher e um negro em Direção em um total de cinco vezes em 90 edições. Um filme de animação que retrata a cultura latina, absolutamente favorito, e atrizes e atores negros que podem surpreender. Pelo menos nos últimos quatro anos, os mais de 7 mil votantes da Academia mandaram a mensagem: estamos tentando mudar.
Baseado nisso, fizemos nosso Bolão do Oscar 2018 adaptando o chamado ‘Big Five’ (Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Roteiro Original) para oito categorias (incluindo Roteiro Adaptado, Ator Coadjuvante e Atriz Coadjuvante. Com uma farta dose de subjetividade, pensamos: Quem deveria ganhar? Quem pode ganhar? E, arriscando, quem vai ganhar? Confira com a gente.
- Roteiro Adaptado(concorrem:Me Chame Pelo Seu Nome, O Artista do Desastre,Logan, A Grande Jogada, Mudbound: Lágrimas Sobre o Mississipi)
Quem deveria ganhar – Me Chame Pelo Seu Nome
O texto de James Ivory é certeiro em tratar um relacionamento homoafetivo como deve ser: normal. Elio, personagem do ótimo Timothée Chalamet, vive as agruras de crescer e descobrir sua sexualidade e amadurecer diante de uma decepção amorosa. Toda a construção é feita sem pressa e o grande momento do roteiro é o diálogo entre Elio e seu pai sobre o acontecimento, perto do fim. Um momento de pura poesia e uma aula de atuação/direção e, claro, texto.
Quem pode ganhar – Mudbound: Lágrimas Sobre o Mississipi
O roteiro da diretora Dee Rees e Virgil Williams, excelente, é bastante didático ao tratar do racismo e luta de classes em tempos difíceis nos Estados Unidos. Mais de 70 anos depois, a situação pouco mudou. Há a clara divisão entre bancos e negros, mas todos os personagens, especialmente de Garrett Hedlund, Jason Mitchell e Mary J. Blidge, têm estofo para conduzir uma trama que alerta, mais uma vez, para o perigoso caminho que trilhamos enquanto sociedade.
Quem vai ganhar – Me Chame Pelo Seu Nome
Não é surpresa seMudboundlevar, masMe Chame Pelo Seu Nomeé favorito e não deixa arestas.
Roteiro Original(concorrem:Doentes de Amor,Corra!,Lady Bird – A Hora de Voar,A Forma da Água,Três Anúncios Para Um Crime)
Quem deveria ganhar – Três Anúncios Para Um Crime
O roteiro de Martin McDonagh é um pouco apressado — do meio para o fimTrês Anúncios Para Um Crimeengata a quarta marcha do absurdo e vai — mas todo o contexto é brilhante. A mistura de comédia e drama na mesma cena, com mudanças bruscas em poucos segundos, não dá descanso ao espectador até desaguar em um final aberto, bonito e agridoce ao mesmo tempo. O ritmo frenético e pausado caminha quase sem tropeços e, dos concorrentes, é o filme que mais entrega reflexões.
Quem pode ganhar – Corra!
Corra!é brilhante. A forma como o texto escancara o racismo estrutural dos Estados Unidos de forma explícita ou implícita (a cena do atropelamento é um ótimo exemplo) enquanto se disfarça de filme de terror/suspense e ainda intercala comédia e drama no mesmo bolo sem soar fora de lugar é magnífica. A tensão se constrói e dilata à medida em que avançamos na saga de Chris na casa da família Armitage e Jordan Peele se revela um verdadeiro maestro.
Quem vai ganhar – A Forma da Água
A Forma da Águatem a receita que a Academia precisa e gosta de vender. É uma fábula, seus personagens são carismáticos, o embate entre o bem e o mal está muitíssimo bem delineado, os pontos de virada são friamente calculados e o fim conforta. Guillermo Del Toro e Vanessa Taylor pouco inovam, ainda que a marca do cineasta esteja aqui e ali e o filme ressoe como uma produção menor do mexicano por faltar tridimensionalidade e carga dramática no texto para tanto. Mesmo assim, franco favorito.
- Melhor Atriz Coadjuvante(concorrem: Mary J. Blidge, Allison Janney, Lesley Manville. Laurie Metcalf , Octavia Spencer)
Quem deveria ganhar – Allison Janney
Antes de iniciar a defesa de Allison Janney, importante: todas as atrizes nesta categoria podem levar o Oscar — é a mais competitiva, sem dúvidas. Mary J.Blidge sustenta muito deMudbound, Lesley Manville é um colosso emTrama Fantasma, Laurie Metcalf bate um bolão com Saoirse Ronan emLady Birde Octavia Spencer é espetacular emA Forma da Água. Mas é Allison que entrega a melhor performance e rouba absolutamente todas as cenas, inclusive da ótima Margot Robbie emEu, Tonya.
Quem pode ganhar – Octavia Spencer/Lesley Manville
Octavia Spencer ajuda a tornarA Forma da Águaum filme digno, ainda que sem substância. Nas cenas com Sally Hawkins, Octavia ajuda a delinear o tom de fábula da trama com carisma e competências habituais. Lesley Manville, por sua vez, rivaliza com Daniel Day-Lewis emTrama Fantasmae, com uma atuação sutil e forte presença, compõe habilmente o mosaico de loucura e obsessão do filme de Paul Thomas Anderson.
Quem vai ganhar – Allison Janney
A composição e entrega de Allison Janney é assombrosa. A estatueta é dela.
- Melhor Ator Coadjuvante(concorrem: Willem Dafoe, Woody Harrelson, Richard Jenkins, Christopher Plummer, Sam Rockwell)
Quem deveria ganhar – Sam Rockwell
No papel do policial racista, homofóbico, fascista Jason Dixon, Rockwell consegue misturar brutalidade e algo de delicadeza de um personagem bastante complexo. Das acusações negativas deTrês Anúncios Para Um Crimeprevalece a de que o personagem recebe um tratamento errôneo de McDonagh em relação a seus crimes e seu destino um tanto quanto heroico. Tal construção pode ser apressada, mas Rockwell agarra o personagem e expande seus limites.
Quem pode ganhar – Willem Dafoe
Willem Dafoe chega de mansinho como um zelador dedicado e turrão emProjeto Flórida. Sua atuação reside principalmente na expressão corporal, que diz mais que o próprio personagem. Muito do tom melancólico e duro da da produção se deve a ele. Se Sam Rockwell não levar devido à controvérsia que atinge seu personagem, Dafoe abocanha a estatueta.
Quem vai ganhar – Sam Rockwell
É por ele que sentimos raiva e compaixão quase na mesma medida. Quase 100% de chance de Rockwell ganhar.
- Melhor Atriz(concorrem: Sally Hawkins, Frances McDormand, Margot Robbie, Saoirse Ronan, Meryl Streep)
Quem deveria ganhar – Frances McDormand
Frances McDormand está confortabilíssima no papel de uma mãe que vai fundo na investigação sobre a morte brutal da filha. Ainda que caricatural em poucos momentos, Frances joga, com um clique, no campo do drama, da comédia e do amor, algumas vezes ao mesmo tempo, com maestria. Torcemos por Mildred do início ao fim e a atriz não decepciona até quando não temos mais o que esperar dela.
Quem pode ganhar – Margot Robbie/Saoirse Ronan
Margot Robbie está sensacional como a patinadora artística Tonya Harding, num papel intenso e difícil. A atriz mostra grande versatilidade ao explicitar como a atleta teve sua vida arruinada pela mãe e o marido. Já Saoirse Ronan parece ter sido feita para dar vida à Lady Bird. Nos emocionamos com o pingue-pongue com Laurie Metcalf e sua persona expansiva. Em outro movimento parecido com 2017, a Academia pode surpreender.
Quem vai ganhar – Frances McDormand
Ela merece.
- Melhor Ator(concorrem: Timothée Chalamet, Daniel Day-Lewis, Daniel Kaluuya, Gary Oldman, Denzel Washington)
Quem deveria ganhar – Denzel Washington
Denzel Washington entrega uma de suas melhores atuações, se não a melhor, como o advogado Roman Israel. SeRoman J Israel, Esq.não entrega o que promete de início, a culpa não é dele. Washington é um colosso em cada cena, do início à ‘transformação’, e não deixa o espectador descansar enquanto acompanha sua jornada em busca de Justiça.
Quem pode ganhar – Denzel Washington / Daniel Day-Lewis
Se a Academia for justa, o que é raro, Denzel leva. Mas a leva de atores representados aqui impressiona. Chalamet mostra grande talento em um papel complexo emMe Chame Pelo Seu Nomee Kaluuya é magnético emCorra!, mas entre eles Daniel Day-Lewis se destaca em uma provável despedida como o obsessivo estilista Reynolds Woodcock. Repetindo a parceria com Paul Thomas Anderson iniciada emSangue Negro(2007), Day-Lewis não chega tão longe como antes, mas faz valer seu talento inato.
Quem vai ganhar – Gary Oldman
A Academia adora transformações. Atores que encarnam figuras históricas, geralmente praticantes do chamado método, têm mais chances de levar o Oscar historicamente. Oldman interpreta o estadista Winston Churchill copiando maneirismos e trejeitos assustadoramente fieis, em grande atuação. Receita certa para o prêmio.
- Melhor Direção(concorrem: Christopher Nolan, Jordan Peele, Greta Gerwig, Paul Thomas Anderson, Guillermo del Toro)
Quem deveria ganhar – Paul Thomas Anderson
PTA, como é conhecido, atingiu outro nível comTrama Fantasma. Os temas recorrentes de seus filmes estão lá: obsessão, alienação, destino e redenção. Seus personagens principais buscam a redenção não sem antes cruzar com seus próprios demônios e embarcar em uma trajetória destrutiva. Em seu mais recente filme, Anderson refinou sua arte e entrega perfeição. Tudo — tudo mesmo, do figurino à iluminação — trabalha em favor de sua história e o diretor comprova, de novo, que é um dos melhores cineastas de sua geração.
Quem pode ganhar – Paul Thomas Anderson / Greta Gerwig / Jordan Peele
Talvez a Academia finalmente reconheça o talento de PTA, mas não seria errado e muito menos injusto acenar para a Lady Bird de Greta Gerwig ou do que Jordan Peele conseguiu com Corra!.
Quem vai ganhar – Guillermo Del Toro
Del Toro merece pela sua carreira, mas não por um filme menor em seu currículo. No entanto, o mexicano consegue satisfazer a indústria com uma história feita sob medida para o Oscar.
- Melhor Filme(concorrem: Me Chame Pelo Seu Nome, O Destino de Uma Nação, Dunkirk, Corra!, Lady Bird, Trama Fantasma, The Post, A Forma da Água, Três Anúncios Para Um Crime)
Quem deveria ganhar – Trama Fantasma
Trama Fantasmaé coisa de gênio. A saga do relacionamento abusivo entre um estilista e uma garçonete de quem pouco conhecemos o passado é excelente em cada pedaço de celuloide. A reviravolta da trama acontece sem tropeços e culmina num fim melancólico (e assustador). Daniel Day-Lewis, se deixar a atuação de lado, o faz em grande estilo e Vicky Krieps se mostra uma oponente à altura. Lesley Manville, quando surge em cena, vem com a força de um trator. A trilha sonora de Johnny Grenwood, multi-instrumentista do Radiohead, atinge seu ápice na colaboração com PTA. Um filme para se aproveitar cada momento e pensar por muitos dias.
Quem pode ganhar – A Forma da Água
Existe a premiação por mérito e a de quem segue a cartilha da indústria. Se os votantes optarem por esta, A Forma da Água pode se consagrar na categoria principal.
Quem vai ganhar – Três Anúncios Para Um Crime
Trama Fantasmanão é fácil eTrês Anúncios Para Um Crimeé mais palatável. Se a Academia superar a controvérsia, o filme tem tudo para levar o Oscar. Falsamente acusado de ser o novoCrash: No Limite(2004),Três Anúncios…tem muito mais estofo, ainda que também não seja exatamente memorável. Sua mensagem, de que a compaixão e o amor podem vencer qualquer coisa, pode fazer a cabeça de Hollywood.
– Voto dos editores
Adriano Araújo
Roteiro Adaptado – prefiro não opinar
Roteiro Original – Três Anúncios Para Um Crime
Melhor Atriz Coadjuvante – Laurie Metcalf
Melhor Ator Coadjuvante – Sam Rockwell
Melhor Atriz – Frances McDomand
Melhor Ator – Gary Oldman
Melhor Direção – Cristopher Nolan
Melhor Filme – Três Anúncios Para Um Crime
Gabriela Mattos
Roteiro Adaptado – Me Chame pelo seu Nome
Roteiro Original – Corra!
Melhor Atriz Coadjuvante – Lesley Manville
Melhor Ator Coadjuvante – Sam Rockwell
Melhor Atriz – Frances McDormand
Melhor Ator – Daniel Day Lewis
Melhor Direção – Jordan Peele
Melhor Filme – Três Anúncios Para Um Crime