Festival Sesc de Inverno volta com intervenções urbanas

 em artes, cinema e tv, literatura, música

De Emicida e Maria Rita a Paulo Betti, programação virtual contempla diversas vertentes

Depois de uma pausa em 2020, por conta da pandemia de Covid-19, o Festival Sesc de Inverno está de volta a partir da sexta-feira (16), com uma vasta gama de atrações, com shows on-line, artes cênicas e visuais, literatura e audiovisual. Entre os destaques, estão homenagens a Nelson Sargento e ao centenário de Paulo Freire. Confira:

Música

A cantora Maria Rita abre a programação, com show ao vivo para apresentar clássicos do samba em homenagem ao mestre Nelson Sargento, falecido em maio aos 96 anos. Além dela, haverá shows de Vitor Kley e do grupo Tiquequê, no dia 21 e de Emicida, no dia 25, com o premiado AmarElo. Já a instalação sonora Trocando as Mãos Pelos Pés acontece presencialmente no Sesc Nogueira, em Petrópolis, de 16 a 26 de julho.

Artes cênicas

A atriz Maitê Proença  encena a autoficção “O Pior de mim” já no sábado (18). No dia 22, o Sesc RJ exibe uma gravação, feita exclusivamente para o evento, de “O canto da minha terra”, do Ballet Stagium, comemorando meio século de existência da companhia paulista. Paulo Betti estrela no dia 25 a “Autobiografia autorizada”, que estreou ainda em 2015, por conta de seus 40 anos de carreira. Paulo Freire – O andarilho da utopia e Ela e Eu: Vesperal com chuva (estrelado por Suely Franco) são outros destaques

Artes visuais

O Sesc Alpina, em Teresópolis, vai receber a exposição Palavras Compartilhadas, da artista visual Rosana Ricalde, com um tour virtual disponível no site do Sesc RJ. No dia 20, Ricalde ainda fala sobre seu processo criativo em live no YouTube do Sesc RJ. A artista visual Nadam Guerra e a arte-educadora Fernanda Lenzi ministram oficina ao público infanto-juvenil com técnicas artística simples e lúdicas.

Literatura

O escritor pernambucano Marcelino Freire vai estrelar vivência literária, entre os dias 20 e 23, em que falará sobre produção literária e o aumento da exposição do escritor ao ambiente virtual. Nesses mesmos dias, os slamers Tom Grito e Luz Ribeiro  abordarão as possibilidades para performance, criação e técnica da poesia falada.

Audiovisual

Um dos destaques é o documentário Nelson Sargento, de Estevão Ciavatta, que será exibido na abertura do Festival Sesc de Inverno dia 16. No dia seguinte, o público é a vez do público conferir o doc Paulo Freire Contemporâneo. A exibição será seguida de debate sobre a obra com a participação do seu autor, o cineasta Toni Venturi. Selecionado em 2018 para o 75º Festival Internacional de Cinema de Veneza, Humberto Mauro também ganhará exibição e debate com a participação do seu realizador André Di Mauro.

SERVIÇO

Festival Sesc de Inverno 2021

De 16 a 25 de julho
Programação virtual pelo Youtube (/portalsescrio) e outras plataformas digitais
Intervenções urbanas em Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Três Rios
Programação completa em www.sescrio.org.br

 

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar