‘Você’ retrata ‘stalker’ psicopata que vive relacionamento obsessivo
Obsessão de gerente de livraria por aspirante a escritora é o tema central da série disponível na Netflix e que ganhará segunda temporada
A série “Você”, da Lifetime e disponível desde dezembro no Netflix, aborda a obsessão do gerente de uma livraria por uma garota que ele conhece quando ela entra em sua loja. Como tema central, a invasão de privacidade das redes sociais e os perigos de um relacionamento obsessivo.
A trama, baseada no best-seller You, de Caroline Kepnes, é conduzida de forma tensa e mostra a compulsão de Joe Goldberg (Penn Badgley) por Guinevere Beck (Elizabeth Lail), e todos os limites que ele ultrapassa para conquistá-la e ser o centro das atenções da vida dela.
Não fossem os pensamentos de Joe, que narra a série, poderíamos concluir até se tratar de uma história “romântica”, onde um casal surge após um se apaixonar pelo outro. Entretanto, a paranóia e psicopatia do livreiro são reveladas a cada narração sua, além de suas atitudes planejadas com base em informações descobertas ao “stalkear” a estudante de literatura aspirante a escritora. A perseguição começa no campo virtual e ganha as ruas, com a jovem sendo observada em casa e em toda a sua rotina diária.
A mente doente de Joe é revelada a cada “voz” de sua consciência, criando situações e sentimentos que, na maioria das vezes, não existem. O suspense sobre o que pode acontecer na sequência de cada quadro faz com que o espectador não desgrude os olhos da tela. No desenrolar da trama, fica evidente que ele não é o único que nutre uma obsessão pela escritora.
Para conquistar Beck, Joe é capaz de tudo, inclusive matar quem esteja atrapalhando o seu “romance”. Toda a perturbação mental do protagonista são justificadas no roteiro pela sua infância conturbada por abandonos e abusos. O mistério que ronda um relacionamento anterior também é revelado ao longo dos episódios.
“Você” retrata através da história fatal de Joe e Beck, e os perigos de um relacionamento abusivo, onde a obsessão e psicopatia são regras; da exposição de nossas vidas nas redes sociais; além da importância da confiança que é necessária em toda relação. O perigo da falta de privacidade nas redes tem uma maior ênfase, dando um novo sentido ao “stalker”, o perseguidor que ganhou o campo virtual.
A dobradinha dos protagonistas, que não deixam a desejar, além das reviravoltas da trama, carregadas de suspense, são os fatores que fazem de “Você” uma excelente pedida, mesmo com algumas derrapadas do roteiro. Semana passada, o Netflix anunciou que “Você” ganhará uma segunda temporada. Fiquem atentos, pois Joe pode atacar novamente.
Avaliação: Bom