60 anos de Jabuti: Conheça os principais autores finalistas do prêmio
Entre os destaques desta edição estão os escritores João Anzanello Carrascoza, Djamila Ribeiro e Maria Valéria Rezende
A Câmara Brasileira do Livro (CBL) divulgou, na última quinta-feira (4), a lista de finalistas da 60ª edição do Prêmio Jabuti, principal premiação de literatura brasileira. Neste ano, há quatro grandes eixos (Literatura, Ensaios, Livro e Inovação) com dez selecionados em 18 categorias, como Conto, Romance, Crônica, Ensaio e Humanidades.
A cerimônia de premiação será realizada no dia 8 de novembro. Cada vencedor ganhará R$ 5 mil, enquanto o autor do Livro do Ano levará R$ 100 mil. Entre os destaques da lista de finalistas estão o escritor João Anzanello Carrascoza, com o livro Catálogo de perdas, publicado com a sua mulher, Juliana Carrascoza; a escritora Djamila Ribeiro, de O que é lugar de fala?; a escritora Maria Valéria Rezende, de A face serena, e o quadrinista Marcelo D’Salete.
Para comemorar os 60 anos do Jabuti, a Pitaya Cultural fez uma seleção com os cinco principais autores finalistas de 2018. Confira a lista completa!
João Anzanello Carrascoza
Um dos autores contemporâneos mais premiados no Brasil, João Anzanello Carrascoza voltou a ser um dos finalistas do Jabuti deste ano. No livro, publicado com a mulher, ele apresenta narrativas sobre perdas. A obra entrelaça duas linhas de força: a escrita da palavra e a escrita da luz, o conto literário e a arte visual, a ficção e a fotografia.
Djamila Ribeiro
A escritora e acadêmica Djamila Ribeiro conquistou o público em 2018 com o livro Quem tem medo do feminismo negro?, que aborda sobre o papel da mulher negra na sociedade. No Jabuti, a autora concorre na categoria de Humanidades com o título O que é lugar de fala?. A obra aborda, pela perspectiva do feminismo negro, a urgência pela quebra dos silêncios instituídos.
Marcelo D’Salete
O quadrinista Marcelo D’Salete ganhou projeção internacional, em julho, ao conquistar o Prêmio Eisner – principal premiação de quadrinhos do mundo. Nesta 60ª edição do Prêmio Jabuti, o artista concorre na categoria Histórias em Quadrinhos, com a obra Angola Janga. A temática principal da HQ é sobre Zumbi dos Palmares.
Maria Valéria Rezende
A premiada escritora Maria Valéria Rezende é uma das autoras mais aclamadas pela crítica literária brasileira. Neste ano, ela é finalista da categoria de Contos, com a obra A face serena. Em 2015, ela já havia conquistado o Jabuti, com Quarenta dias.
Nei Lopes
Ao lado de José Rivair Macedo, o escritor Nei Lopes é um dos finalistas da categoria Humanidades. O livro Dicionário da história da África tem a própria África como centro e sujeito dos acontecimentos, procurando fugir das abordagens convencionais. Além dos mais de 1.200 verbetes, esta obra traz uma síntese cronológica, contextualizando os principais acontecimentos no continente africano entre os séculos VII e XVI.
Drauzio Varella
Também na lista de Humanidades está Prisioneiras, último livro da trilogia sobre o sistema carcerário brasileiro. Na obra, Drauzio Varella rememora os últimos 11 anos de atendimento na Penitenciária Feminina da Capital, que abriga mais de duas mil detentas. No livro, fica nítido que a realidade das prisões escapa ao imaginário de quem vive fora delas.