Flip 2019 homenageia escritor Euclides da Cunha

 em literatura

Evento literário será realizado entre os dias 10 e 14 de julho

Principal evento de literatura do país, a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) homenageará o escritor Euclides da Cunha na edição deste ano, entre os dias 10 e 14 de julho. Nascido em 20 de janeiro de 1886, no Rio de Janeiro, o autor é um dos principais nomes da literatura clássica do Brasil. Ele era militar e chegou a trabalhar como jornalista correspondente de guerra.

O escritor transformou as experiências na Guerra de Canudos, sua principal cobertura jornalística, em um dos principais livros brasileiros, Os sertões. A partir desta obra, Euclides da Cunha ficou conhecido no meio literário por denunciar as injustiças da elite e as desigualdades sociais no país.

Aclamado pela crítica, o autor foi nomeado para ocupar a cadeira 7 da Academia Brasileira de Letras (ABL), no dia 21 de setembro de 1903. Os sertões é considerado uma das obras que antecederam o Modernismo, criado por Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Tarsila do Amaral.

Flip 2019

Para homenagear Euclides da Cunha, a Flip 2019 terá a participação de Walnice Nogueira Galvão, especialista em estudos sobre o escritor. Por duas décadas, a pesquisadora reuniu documentos, jornais antigos e manuscritos para entender a obra do autor carioca.

Além de escrever uma edição crítica sobre Os sertões, ela publicou, ao todo, 12 livros sobre o autor. Em 2010, Walnice conquistou o prêmio da ABL pelo livro Euclidiana: ensaios sobre Euclides da Cunha, no qual investiga os desconhecidos fatos sobre o escritor.

Tijucana antes de ser carioca. Jornalista de profissão, não vive sem a dança nas horas vagas. É apaixonada por livros, música, arte de rua e exposições.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar