Coletânea ¡Estamos! tem canções inspiradas pela quarentena

 em música

Lançado pelo selo Scream & Yell, projeto tem mais de 20 artistas de diversos países expondo suas vivências musicais em período de distanciamento

A coletânea ¡Estamos!, apresentada oficialmente ontem, reforça a importância da música em tempos de quarentena provocada pela pandemia do novo coronavírus. Idealizada pelo jornalista Leonardo Vinhas, já experiente nessas convergências sonoras, ela reúne 21 artistas de nove países, que tentam traduzir esse momento único na história, em canções originais ou regravações.

Segundo Vinhas, quando fez a curadoria, “o importante é que fossem registradas em casa, com os recursos que tivessem à mão, e que as letras trouxessem seus sentimentos sobre o momento”. Ele explana que a ideia inicial era mostrar que “estamos” juntos, unidos pela música, nesse momento.

O clima lo-fi escancara a urgência de registrar o inédito. “Enquanto alguns dispunham de equipamentos profissionais ou semiprofissionais, outros tinham apenas um microfone ou mesmo o celular”. Para amenizar essas diferenças, a masterização foi feita pelo músico e produtor paranaense Rodrigo Stradiotto (das bandas O Fio e Woyzeck). Vinhas completa:

Por isso um disco. Irregular na qualidade técnica dos registros, excessivo no número de faixas para esses tempos de pouca paciência com coisas longas. Mas um disco pensado pelo e para o momento. Que não vai ganhar versão em plataforma de streaming, porque cada músico, ilustrador, engenheiro e produtor que fez esse álbum parou tudo que estava fazendo para transformar o que estava sentindo em algo que você pode ouvir e talvez sentir junto, sem ficar usando a função “skip” a toda hora.

Entre os artistas participantes, uma voz conhecida do público brasileiro é a baiana Érika Martins, que liderou a banda Penélope e hoje está nos Autoramas. Sua faixa escolhida foi “Vou te esperar”, que fez parte de seu primeiro disco solo. Destaque também para a incrível capa, feita por Bruno Honda Leite. Todas as faixas estão disponíveis no portal Scream & Yell.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar