Favela Sounds inclui shows, oficinas e debates para exaltar a periferia

 em artes, música, política

Festival chega à quinta edição, virtual, e celebrando o amor

Entre os dias 18 e 22 de agosto, nomes como Anielle Franco, Ellen Oléria, Tássia Reis e Pepita se reúnem no Favela Sounds – Festival Internacional de Cultura de Periferia, desta vez on-line, por meio da plataforma favelasounds.com.br e das redes sociais. São mais de 40 atividades gratuitas, entre shows, oficinas, debates e sessões de mentoria voltadas ao mercado criativo

Neste ano, o festival brasiliense promove uma uma imersão por 11 importantes favelas do Brasil. Ao acessar, no site, um estado brasileiro, o usuário encontra um palco do evento com a programação diária. O tema escolhido para 2021 é A Vez do Amor, convidando para debater o afeto e o combate ao ódio. Com a Corrente do Bem, o projeto quer arrecadar recursos para organizações de favelas brasileiras, para ajudar no combate à fome e nos cuidados com a Covid-19.

Na programação musical, as 15 bandas gravaram em estúdios e outras locações estratégicas em São Paulo, Salvador, Pernambuco, Maranhão e Distrito Federal:

Amaro (DF) convidando Markão AborígeneRealleza e Taliz (DF), A Travestis (BA), A Dama do Pagode (BA), Ellen Oléria (DF), Enme (MA), GOG (DF), Jup do Bairro (SP) convidando Mulambo (SP), MC Mari (BA), Murica (DF), Tássia Reis (SP), TrapFunk&Alívio (BA), Tuyo (PR), Shevchenko e Elloco (PE), Vandal (BA) e Vinícius de Oliveira (DF).

Além disso, o evento inclui o Nave de Som Oi Futuro, dia 21 de agosto, com cinco horas de discotecagem de hip hop, funk e afrohouse para o público da Twitch. Apresentam-se os DJs Byano (RJ), Iasmin Turbininha (RJ), Donna (DF), K-Mina (SP) e Buruntuma (Guiné-Bissau/Portugal).

Já o Favela Talks inclui uma série de debates que convergem com o tema central do evento. Segundo Guilherme Tavares, um dos idealizadores do festival, haverá conversas sobre literatura, política social, impactos econômicos da cultura periférica da música, representatividade na publicidade, nas grandes corporações e na cultura, questões indígenas e saúde mental. Entre os nomes confirmados estão Anielle Franco, educadora e jornalista; Sonia Guajajara, especialista em educação pela UFMA e ativista; e o MC Dudu de Morro Agudo.

Serviço:

Favela Sounds – Festival Internacional de Cultura de Periferia 2021
Quando: 18 a 22 de agosto de 2021; a partir das 17h
Onde:  www.favelasounds.com.br

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar