Feira de Vinil do Rio homenageia João Donato

 em música

Na sua 20ª edição, a Feira de Vinil do Rio volta ao bairro que a consagrou, o Flamengo, e presta uma homenagem ao cantor, compositor, arranjador e pianista João Donato, um dos grandes nomes da nossa música. O evento acontece neste domingo, a partir das 10h.

No dia, João Donato receberá o Troféu Feira de Vinil do Rio de Janeiro, já entregue, ao longo das últimas edições, ao grupo Azymuth, a Marcos Valle, ao compositor e arranjador Arthur Verocai, ao cantor e compositor Carlos Dafé e ao sambista Wilson das Neves. A festa contará com apresentações das bandas Monoplano, Cajubeats e Digga Digga Duo, numa programação que incentiva também as bandas independentes.

Às 15h, o evento vai promover o painel “Vinil – Mercado, Memória e Mídia”, com a participação dos palestrantes Silvio Essinger (jornalista do jornal O Globo), Arnaldo De Souteiro (jornalista, produtor e colecionador de vinis) e Marcelo Fróes (pesquisador e produtor musical), com a mediação do produtor e DJ Marcello MBGroove. Como nas edições anteriores, será cobrada como entrada simbólica 1 kg de alimento, a ser entregue à instituição de caridade Solar Meninos de Luz.

Durante toda a feira acontecerão várias apresentações de DJs com seus sets em vinil, especialistas nos mais variados estilos, como MPB, Black Music, Rock, Eletronic. O evento terá pela primeira vez em sua história um expositor internacional, a Human Head, diretamente do bairro do Brooklyn, em Nova York.

Cerca de 60 expositores de todo o Brasil estarão presentes com discos e CDs. Do Rio, participarão, dentre outros, a Tropicália Discos e a Arquivo Musical, além da Livraria Baratos da Ribeiro e da Satisfaction. São Paulo estará representada pela Locomotiva, Mafer Discos e Vinil SP, entre outras. O espaço também terá estandes de venda de CDs, equipamentos de áudio, marcas de roupas e acessórios com esta temática.

Feira do Vinil acontece neste domingo (Marcio Graffiti)

Sobre o homenageado

João Donato nasceu em 1934, em Rio Branco, no Acre. Seu primeiro disco, “Chá dançante”, foi gravado aos 22 anos, sob direção musical de ninguém menos que Tom Jobim. Passou também pelo trombone, mas especializou-se no piano, em cujas teclas instalou a síncopa que influenciaria a célebre batida de violão do colega João Gilberto, marca registrada da bossa nova.

Nos EUA, onde fez história, tocou com nomes como Mongo Santamaria, Tito Puente, Ralph Peña, Eddie Palmieri e Johnny Martinez, entre outros tantos. No Brasil, é um dos maiores nomes da música e realizou parcerias com Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil, Djavan, Elza Soares e Chico Buarque, entre muitos outros nomes.

SERVIÇO

20° Feira de Discos de Vinil do Rio de Janeiro

Dia: 08 de abril, domingo

Horário: 10h às 18h

Local: UNIVERITAS

Endereço: Rua Marques de Abrantes, 55, Flamengo

Entrada: 1 kg de alimento não perecível

Classificação: livre

Informações: 21-98181-9733

Crédito foto de abertura de João Donato: Marcos Hermes

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar