Michael Jackson 60 anos: confira 20 sucessos que marcaram a carreira do Rei do Pop

 em música

Se fosse vivo, Michael Jackson faria 60 anos nesta quarta-feira. A Pitaya Cultural listou 20 sucessos que marcaram a carreira do Rei do Pop 

Michael Jackson completaria 60 anos nesta quarta-feira (28) se fosse vivo. Para os milhões de fãs que ainda o idolatram ao redor do mundo, a Pitaya Cultural listou 20 sucessos do Rei do Pop para você relembrar hits de um dos maiores ícones da música, que nos deixou há nove anos.

O Rei do Pop é um dos artistas mais vendidos desde 1969, na época ainda com os irmãos no The Jackson 5, e seus recordes foram registrados no Guinness Book. Michael Jackson foi referência de muitos cantores e grupos, e deixou um legado que vai influenciar ainda muitas gerações.

LEIA TAMBÉM: Aretha Franklin: Cinco músicas para celebrar a rainha do soul

A lista vai de sucessos com os irmãos, passa por “Thriller”, faixa que dá nome ao álbum mais vendido da história até hoje, tem muitos hits do disco “Bad“, e também “You Rock My World”, do disco “Invincible”, o último dos 10 álbuns gravados em estúdio por Michael Jackson.

1) Thriller – Thriller (1982)

Música que dá nome ao álbum mais vendido de todos os tempos, recorde do Guinness Book, ganhou um espetacular clipe, com 14 minutos de duração que vale cada segundo com sua coreografias e zumbis dançantes.

2) Don’t Stop Til You Get Enough – Off The Wall (1979)

Produzido por Quincy Jones, é o primeiro álbum solo de Michael na sua fase adulta e trouve essa e outras músicas dançantes. Foi o primeiro single do disco, além do primeiro clipe do futuro Rei do Pop.

3) Billie Jean – Thriller (1982)

Uma das músicas de maior sucesso de Michael Jackson, foi o segundo single do insuperável disco “Thriller”. A história contada — que também ganhou um clipe de respeito! — é de uma mulher que alega ser mãe do filho do cantor. Inspiração? A história conhecida do Rei do Pop até então indica que não.

4) Beat it –  Thriller (1982)

Mais uma do disco mais vendido da história da música. Em “Beat It”, Michael Jackson contou com a participação de Eddie Van Halen com um riff de guitarra que se tornou icônico.

5) Ben – Ben (1972)

Primeiro grande sucesso de Michael Jackson em carreira solo, quando ele tinha apenas 14 anos. A música-título do seu segundo álbum solo foi trilha sonora de filme homônimo e dominou as paradas musicais na época, ganhando o Globo de Ouro e sendo indicado ao Oscar de melhor canção original.

6) Man in The Mirror – Bad (1987)

A canção que mistura gospel com pop virou referência para outros artistas e é apontada como um das melhores performances de Michael no palco. O instrumental da canção foi executado durante o funeral do astro, em 2009.

7) You Are Not Alone – HIStory: Past, Present and Future (1995)

O clipe de “You Are Not Alone” contou com participação de Lisa Marie Presley, filha de Elvis, e esposa de Michael na época. A faixa foi escrita pelo então jovem talento R. Kelly.

8) Black or White – Dangerous (1991)

Primeiro single de “Dangerous”, o oitavo disco da carreira de Michael Jackson, uma resposta sobre a sua controversa mudança de cor de pele. O clipe foi um dos mais assistidos de todos os tempos, contou com participação de Macaulay Culkin e foi pioneiro no “efeito morfo”, aquele que muda o rosto das pessoas .

9) Rock With You – Off The Wall (1979)

Seguindo o sucesso de “Don’t Stop ‘til You Get Enough”, a faixa foi escrita por Rod Temperton, o mesmo homem que mais tarde escreveria “Thriller”. Apontado como um dos últimos suspiros da dançante era disco.

10)  I Want You Back – The Diana Ross Present The Jackson 5 (1969)

Do álbum de estreia do grupo e primeiro grande sucesso de Michael Jackson com os seus irmãos no The Jackson 5. Ele tinha apenas 11 anos e o álbum foi apadrinhado por ninguém menos que Diana Ross.

11) ABC – ABC (1970)

Sucesso do segundo álbum de mesmo nome dos irmãos Jackson, a música foi responsável por tirar do primeiro lugar das paradas norte-americanas ninguém menos que o clássico “Let it Be”, dos Beatles.

12) Dancing Machine – Dancing Machine (1974)

A faixa-título “Dancing Machine” deu ao Jackson 5 o Grammy de Melhor Performance de Dupla ou Grupo de R&B em 1974. Foi nela que Michael faz a famosa “dança do robô”.

13) Bad – Bad (1987)

Foi o segundo single do álbum de mesmo nome e ganhou um clipe com direção de Martin Scorsese e participação do ator Wesley Snipes. Destaque para a coreografia, uma das mais espetaculares do Rei do Pop.

14) The Way You Make Me Feel – Bad (1987)

A música foi o terceiro single do álbum “Bad” e ganhou um videoclipe em que o astro é perseguido por uma mulher por ruas escuras. E claro, possui muita coreografia na produção.

15) You Rock My World – Invincible (2001)

Sucesso de seu décimo e último trabalho de estúdio. O primeiro single de Invincible ganhou um super clipe de 13 minutos com direito a participação de Marlon Brando.

16) Leave Me Alone – Bad (1987)

A música era uma resposta às perseguições que sofria por conta da fama e também suas excentricidades. Não foi lançada como single e nem cantada em turnê, mas ganhou clipe que foi premiado no Grammy Awards 1990 e virou sucesso em outros países, inclusive no Brasil. O videoclipe também fez parte do filmeMoonwalker,estrelado por Jackson.

17)  I Just Can’t Stop  Loving You – Bad (1987)

Teve a responsabilidade de ser o primeiro single de “Bad”, o tão esperado sétimo álbum, que veio depois do aclamado “Thriller”Mesmo sendo uma “decepção” para os críticos, mal acostumados com o estrondo anterior, como se vê nesta lista o álbum lançou muitos hits.

18) Dirty Diana – Bad (1987)

As guitarras de Steve Stevens remetem ao som de “Beat It”, de “Thriller”. A música também ganhou as paradas de sucesso e gerou diversas especulações sobre quem seria a Diana que não deixava o astro em paz.

19) Smooth Criminal – Bad (1987)

O vídeoclipe da música também fez parte do filmeMoonwalkere tem a imagem icônica de Michael Jackson de chapéu e terno brancos, dando passos de dança inovadores.

20) Remember The Time – Dangerous (1991)

Segundo single do álbum “Dangerous”, alcançou rapidamente as paradas de sucesso no mundo. Lembra muito a musicalidade deRock With You, do álbum “Off The Wall”.

E para não deixar de fora, puxando a sardinha para o Brasil, colocamos abaixo o clipe deThey Don’t Care About US,do álbumHIStory: Past, Present and Future (1995)”.A música não foi um grande sucesso, mas seu clipe foi gravado no Morro Santa Marta, no Rio de Janeiro, e no Pelourinho, na Bahia, com a participação do Olodum. O diretor Spike Lee pediu autorização do tráfico para gravar na favela carioca.

Carrega em seu DNA a Lapa, região boêmia onde cresceu e viveu a maior parte da sua vida. Respira a diversidade artística e cultural que também é o oxigênio do bairro de quatro letras.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar