Mulheres formam big band, que estreia no Rio

 em música

Ao todo, são 16 musicistas tocando apenas compositoras brasileiras

Na próxima quarta-feira (24), a Emmbra Big Band sobe pela primeira vez ao palco do Teatro Sérgio Porto, no Humaitá, com uma formação exclusivamente feminina, de 16 instrumentistas. Com a direção musical e regência da carioca Aline Gonçalves, a banda reúne cinco flautas, quatro saxofones, quatro trompetes, três trombones, tuba, piano, baixo e bateria.

O repertório apresenta uma compilação de composições feitas também por mulheres brasileiras, atuantes na cena instrumental do país. A big band é fruto do projeto EMMBRA – Escritas Musicais de Mulheres Brasileiras, criado por Aline, ainda em 2020.

O projeto começou ainda no formato virtual, a partir da construção do site para reunir a biografia de 45 compositoras, com 114 partituras de suas obras musicais. Em seguida, veio um livro impresso com cerca de 60 partituras – o primeiro songbooktotalmente dedicado ao registro de obras instrumentais de compositoras brasileiras e atuantes na cena musical do país. O livro conquistou o Prêmio Profissionais da Música 2021 e os exemplares físicos foram destinados de forma gratuita, para universidades e escolas de música.

A Emmbra é: Aline Gonçalves (flauta), Carol dAvila (flauta e sax alto), Mônica Ávila (flauta e sax alto), Maria Souto (flauta e sax tenor), Joana Saraiva (flauta e sax tenor), Daiana Broedel (trompete), Bianca Santos (trompete), Sara Leite (trompete), Evelin Borges (trompete), Kethin Iasmin (trombone), Kátia Preta (trombone), Juliana de Oliveira Gomes (trombone), Mariana Trigo (tuba), Cristina Bhering (piano), Camila Rocha (baixo) e Georgia Camara (bateria).

Conheça mais em: https://www.emmbra.com

Serviço
Onde: Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto 📍
Quando: Quarta-feira, 24 de janeiro, às 19h30
Quanto: R$ 1 a R$ 2 – Ingressos

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar