Orquestra nas Escolas exalta a Semana da Consciência Negra

 em música

OSJC apresenta O Morro Canta Canudos, ópera em três atos com a participação de Toni Garrido

Crianças e jovens do Programa Orquestra nas Escolas, projeto da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, vão realizar uma série de apresentações para exaltar a Semana da Consciência Negra. A partir do dia 16 de novembro (2af), as orquestras do programa se apresentam em locais públicos da cidade. Nas ruas, apresentações às 16h30, no Largo da Carioca (16/11, 2af),na Central do Brasil (17/11, 3af), na Praça Mauá (18/11, 4af), na Cinelândia (19/11, 5af).No Cais do Valongo (20/11, 6af), a apresentação acontece às 10h30.

Nos dias 23 e 25 de novembro (2af e 4af), a Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca vai executar a ópera ‘O Morro Canta Canudos‘, às 19h, com a participação especial do cantor Toni Garrido, diretamente da Cidade das Artes (RJ), com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do Programa Orquestra nas Escolas (www.youtube.com/orquestranasescolas). Músicas como, ‘Pelo telefone’, Suíte Pixinguinha, 5º mov: “Ainda me Recordo’, ‘O Morro Não Tem Vez’, ‘Alguém me avisou’ e ‘O sol nascerá’, fazem parte do repertório do concerto.

“A música e a arte são instrumentos potentes que nos ajudam a refletir e  transformar a nossa maneira de pensar e entender o mundo. Trouxemos, para exaltar a Semana de Consciência Negra, o musical “O Morra Canta Canudos”, para que de maneira poética possamos cantar e contar nossa história, memória e raízes ancestrais.”, reflete Moana Martins, Coordenadora Geral do Programa Orquestra nas Escolas

‘O Morro Canta Canudos’ reúne música de concerto e música popular, para contar parte da história da nossa ancestralidade, bem como a importância da matriz africana para a formação sociocultural do Brasil. A partir da relação entre a ambulante Dona Zilá e sua neta Dandara, que estuda para ser advogada, o espetáculo passeia por diferentes eventos históricos, tais como: a travessia dos navios negreiros; a criação do Morro da Favela pelos soldados de Canudos; a população do cortiço Cabeça de Porco; a apresentação do maxixe de Chiquinha Gonzaga no Palácio do Governo; o nascedouro do samba pela Gamboa e arredores (incluindo Tia Ciata e o samba de roda baiano).

Para finalizar, uma grande celebração carnavalesca. Contada por meio de esquetes, com fragmentos desses eventos, o espetáculo inclui também um grupo de dança, que acompanhará algumas das músicas da OSJC. Vídeos de alunos da rede pública carioca de ensino ao lado de seus professores e familiares, levando ao público mensagens de liberdade, igualdade e esperança no futuro.

Realizada pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, por meio do Programa Orquestra nas Escolas, a Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca conta com o patrocínio da Uber pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS e Lei Rouanet.

Serviço – Programa Orquestra nas Escolas exalta a Semana da Consciência Negra

Orquestra vai às ruas

16/11 (2af), 16h30: Largo da Carioca | OSJC Santa Cruz

17/11, 3af, 16h30: Central do Brasil | Jazz Sinfônica

18/11, 4af, 16h30: Praça Mauá | OSJC Rivadávia Corrêa

19/11, 5af, 16h30: Cinelândia | OSJC Carneiro Felipe

20/11, 6af, 10h30: Cais do Valongo   | Camerata de Choro Orsina da Fonseca

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar