Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga estreia com participação de Elba Ramalho

 em música

Evento tem transmissão, online e gratuita, ao vivo do Imperator

Com o intuito de ampliar a representatividade e a diversidade das instrumentistas femininas, o Instituto Brasileiro de Música e Educação apresenta concerto de estreia da Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga, formada exclusivamente por meninas – crianças e jovens, alunas da rede pública de ensino do Rio de Janeiro, sob a batuta da regente convidada Priscila Bomfim. “Estar participando de uma orquestra só de mulheres, é perfeito e inspirador. Ter essa oportunidade é saber que somos boas demais, competentes, talentosas e fortes”, disse Ana Emanuele Vicente de Souza, 14 anos, violoncelista da OSJC Chiquinha Gonzaga.

Composta por 52 integrantes, a estreia da Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga acontece nesta quarta-feira (16), às 19h, com participação especial da cantora Elba Ramalho e Coro Laboratório Juvenil do Rio de Janeiro, composto por 30 meninas. Apresentação tem transmissão pelo canal www.youtube.com/orquestranasescolas, ao vivo do Imperator – Centro Cultural João Nogueira, tradicional teatro do Rio de Janeiro, no Meier.

Com o batismo da nova orquestra formada por meninas, com o nome da primeira maestrina do país, Chiquinha Gonzaga, simbolizando a mulher à frente do seu tempo, que usou sua música como instrumento de voz, liberdade e oportunidade. Sua estreia simboliza a luta feminina e incentiva a reflexão sobre questões de equidade de gênero.

“A OSJ Chiquinha Gonzaga nasceu com o objetivo de mostrar a importância da representatividade da mulher em diversas áreas, inclusive da área musical. Essa orquestra tem meninas ainda tão jovens, mas sedentas pelo conhecimento e aprendizado. Vamos mostrar a todos a sua capacidade musical e artística, por isso é um privilégio muito grande trabalhar com esse grupo”, afirma Priscila Bomfim, maestrina convidada.

Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga é uma ação especial do IBME que desde 2017 promove música e educação para jovens estudantes das mais diversas regiões do Rio de Janeiro.

 

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar