Rapper indígena Kunumí MC lança ‘Moradia de Deus’
Novo single, que também ganhou clipe dirigido por ele, leva força para proteger ancestralidade
Com apenas 19 anos, o rapper indígena Kunumí MC já havia alcançado grande repercussão com o vídeo Xondaro Ka’aguy Reguá. Morador da Aldeia Krukutu (SP), lança mais um single: Moradia de Deus, que também ganhou clipe, dirigido por ele.
A música partiu do refrão cantado em guarani – Jaikó, jarekó oó / Jaikó, jarekó tekó, que em português é Vivemos e temos casa / Vivemos e nossa cultura está viva -, que Kunumí conta que escreveu inspirado pelos irmãos, DJ Tupan e Jekupé Mirim.
“Com essa música, eu tento levar força para os meus irmãos, canto pra eles este trecho, por exemplo: ‘Na moradia existe uma família / quem protege é você e Deus quem te fortalece / território ancestral viver e crescer com alto astral / vim passar uma visão com respeito, na moral / O nosso corpo, moradia da nossa alma / e numa vida, alegria é o que nos acalma’”. Além disso, ele diz que o conselho que dá também vale para ele próprio: “Às vezes, a gente sabe de muitas coisas, mas é bom ter alguém para nos aconselhar. E quem me aconselha é o meu espírito, meu sentimento. Essa música é bastante espiritual. E vale como uma dica para todos os meus irmãos e irmãs, pelo mundo todo”.
O vídeo foi rodado na Aldeia Krukutu e contou com captação de imagens por Kunumí, sua companheira Kamilla Silva, DJ Tupan e também pelo seu pai, Olívio Jekupé, responsável pela poesia de abertura da canção. A finalização do vídeo ficou por conta de Joul Matéria Rima e Nicolas MC, e a produção musical é de Agapê.
A faixa foi produzida através do apoio do Programa Convida, que o Instituto Moreira Salles lançou durante este período de pandemia e que já apoiou mais de 125 artistas. Já a capa do single traz um desenho assinado por Jaider Esbell, que participou da primeira etapa do projeto do IMS. Artista multimídia, Jaider é indígena Makuxi da Terra Indígena Raposa – Serra do Sol.
Kunumí já havia gravado com Criolo a canção Demarcação Já – Terra Ar Mar.