Retrospectiva Pitaya Cultural: Os melhores clipes nacionais de 2018

 em música
Assim como na produção fonográfica, por consequência, o cenário político ganha maior destaque nos videoclipes lançados no Brasil em 2018.

Nunca foi tão democrático assistir a clipes, com smartphones, tablets e laptops. A chamada segunda tela predomina sobre a TV brasileira desde o fim da antiga MTV e com outros canais tradicionais priorizando o chamado mainstream. Entendemos que eles priorizem apenas a audiência, é claro.

Pitaya Cultural selecionou alguns desses vídeos, em que as estrelas, muitas vezes, são desconhecidas de boa parte do público. Destaque para o consagrado Milton Nascimento, que regravou “Maria, Maria” e lançou um sensível clipe coreografado por Caetana Lara Resende e estrelado por Simone Mazzer, Zezé Motta, Camila Pitanga, Sophie Charlotte, Georgiana Góes, Arianne Botelho e Jéssica Ellen.

Para prevalecer o tom democrático, a seleção de apenas 10 (que difícil!) está ordenada alfabeticamente.

Aíla – Será

Direção: Roberta Carvalho e Vitor Nunes


Aldo The Band – Liquid Metal

Direção: Squarehead


Autoramas – Creepy Echo

Direção: Manausmacaco

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Baco Exu do Blues – Bluesman

Direção: Douglas Ratzlaff Bernardt

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Criolo – Boca de Lobo

Direção: Denis Cisma

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Francisco, el Hombre – Tá com dólar, tá com Deus

Direção: Los Pibes


Karol Conka – Kaça

Direção: J.Brivilati


Marrakesh – Moonhealing

Direção: Fernando Moreira


Milton Nascimento – Maria, Maria

Direção: Matheus Senra


Xenia França – Pra que me chamas?

Direção: Fred Ouro Preto


Menção honrosa: Filipe Catto – Canção de Engate

Direção: Joana Linda

 

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